sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

QUEM FALA POR ÚLTIMO ANTES DO ENCERRAMENTO RITUALÍSTICO

Em 22.08.2023 o Respeitável Irmão Gilton Alexandre Damasceno, Loja Deus e Justiça, 99, sem mencionar o nome do Rito, GLEB (CMSB), Oriente de Piritiba, Estado da Bahia, apresenta a dúvida seguinte:

 

QUEM FALA POR ÚLTIMO

 

Minha Pergunta: Quando na Sessão está presente o Delegado Distrital, que neste caso está representando o Grão-Mestre. Quem fala por último o Venerável Mestre ou Delegado. Na minha ótica quem fala por último é Venerável Mestre, porque ele fez à abertura da Loja, portanto se ele abriu ele é quem fecha. Meu estimado irmão, me responda por favor. Pode ser por e-mail.

Desde já ficarei muito agradecido.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

            Veja, de modo consagrado quem fala por último é sempre o Venerável Mestre, salvo se na sessão estiver presente o Grão-Mestre (o titular, não seu representante).

Nesse caso, após o Venerável Mestre ter encerrado a sua fala e passado a palavra ao Irmão Orador para as conclusões finais, imediatamente após a fala do Orador, se estiver presente o Grão-Mestre, é nesse momento que ele usa da palavra. Já o seu representante, por exemplo, fala sempre antes dos comentários finais do Venerável Mestre em qualquer situação.

Assim, resumindo esses comentários, só fala após as conclusões do Orador o próprio Grão-Mestre na sua jurisdição. Outras autoridades, quaisquer que sejam, falam antes das últimas considerações do Venerável Mestre, quando da palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular.

Esse é o meu parecer, salvo se a legislação da sua Obediência orientar outros procedimentos.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

FEV/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário