quarta-feira, 15 de outubro de 2025

O SINAL E O MALHETE

Em 28.04.2025 o Respeitável Irmão Vanderlei Nolasco, Loja Joaquim Gonçalves Dias, 44, REAA, GOP (COMAB), Oriente de Guaíra, Estado do Paraná, apresenta as seguintes questões:

 

SINAL E O MALHETE

 

Mais uma vez socorro ao Irmão para sanar uma dúvida:

1       - No nosso Ritual do REAA, quando no início da sessão o Venerável Mestre diz a mim meus irmãos pelo sinal, ele deixa o malhete sobre a mesa e faz o sinal do grau ou permanece com o malhete em mãos.

2       No grau de Aprendiz a Estrela Flamejante permanece desligada ou acesa, pois nas instruções do Grau de Aprendiz ela é citada.

 

CONSIDERAÇÕES

 

           Quanto ao Sinal, o mais apropriado é que o Venerável Mestre deixe o seu malhete sobre o Altar e faça o Sinal na forma de costume, ou seja, com a mão, como os demais.

Quanto à Estrela Flamejante, ao que me consta ela não é iluminada em nenhum grau. No REAA este símbolo deve se apresentar pendente do teto sobre o lugar do 2º Vigilante. Essa Estrela deve estar posicionada com um dos seus ápices apontados para cima, tendo no centro a letra G, a qual significa primitivamente a palavra Geometria (a 5ª das Sete Ciências e Artes Liberais). Apenas isso, sem nenhuma iluminação.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário