quinta-feira, 15 de agosto de 2019

SAUDAÇÃO AO VENERÁVEL NO INGRESSO E SAÍDA DO ORIENTE


Em 09/05/2019 o Respeitável Irmão Cícero Calazans, Loja Ordem e Progresso, 043, REAA, GOB-AL, Oriente de Maceió, Estado de Alagoas, solicita esclarecimento.

SAUDAÇÃO NO INGRESSO E SAÍDA DO ORIENTE.


Meu Irmão, a Loja estando aberta e os trabalhos iniciados, quando se desloca do Ocidente para o Oriente sem estar à Ordem e ao chegar no Oriente fica a ordem, saúda o Venerável Mestre, retorna ao Sinal de Ordem, desfaz o Sinal de Ordem e vai cumprir sua missão. Está correta a ritualística?

CONSIDERAÇÕES.

O obreiro em deslocamento do Ocidente para o Oriente, o faz sempre a partir da Coluna do Norte. Ao ingressar no Oriente (atingir o seu piso), próximo à balaustrada, ele saúda pelo Sinal o Venerável Mestre, isto é, para, fica à Ordem com o respectivo Sinal de Ordem, saúda pelo Sinal Penal e sem voltar ao Sinal de Ordem prossegue no seu deslocamento. É equivocado o hábito de se voltar novamente ao Sinal de Ordem e desfazê-lo antes de prosseguir. É uma atitude anacrônica e sem benefício ritualístico algum.
O mesmo se dá à saída do Oriente. Nesse caso o obreiro, antes de descer em direção à Coluna do Sul, próximo à balaustrada, ainda no nível do Oriente, volta-se para o Venerável Mestre, compõe o Sinal de Ordem, o saúda pelo respectivo Sinal Penal e, sem voltar ao Sinal de Ordem, volta-se para o Ocidente e prossegue em retirada para a Coluna do Sul.
Todas essas orientações para o Ritual de Aprendiz já estão oficialmente colocadas e a disposição na plataforma do GOB-RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/



T.F.A.

PEDRO JUK


AGO/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário