quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

JANELAS (ABERTURAS) NO PAINEL - REAA

Em 16.08.2023 o Companheiro Maçom Gabriel Monteiro de Araújo, Loja Fraternidade Acadêmica Guarulhos, 3253, REAA, GOB-SP, Oriente de Guarulhos, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte:

 

JANELAS NO PAINEL

 

Com relação às janelas representadas no painel de Companheiros, a dúvida que possuo é que no painel de Companheiro ela está deslocada para o sudeste, com relação ao do Aprendiz que está bem centralizada, gostaria de saber se existe algo que justifique, se existe uma simbologia nessa posição.

 

CONSIDERAÇÕES

 

                     Com respeito a sua questão, de fato não existe nada em especial nessa distribuição dos símbolos. Tanto no Painel do Aprendiz como no do Companheiro, as aberturas (janelas) precisam estar distribuídas de tal modo que uma fique na banda oriental, outra na banda Sul e a outra na banda ocidental. Não carece que a abertura do Sul (meio-dia) esteja equidistante da do Oriente e da do Ocidente. Ela precisa de fato é estar deslocada para a região Sul.

Essa alegoria, no REAA - um rito nascido no Hemisfério Norte – menciona que na mecânica celeste, sob o ponto de vista do Norte para o Sul, o deslocamento aparente do Sol na sua eclíptica passa pelo Sul, ou seja, por onde ele atinge a sua declinação máxima nas regiões meridionais.

Isso posto, as três janelas (aberturas) presentes nos Painéis de Aprendiz e Companheiro representam a marcha diária aparente do Sol (aurora, meio-dia e ocaso). As aberturas ficam na banda Sul dos painéis porque o ponto te vista é do Norte para o Sul, com isso o deslocamento do Sol parece ocorrer por sobre a banda meridional da Terra.

Graças a essa alegoria astronômica, herdada dos cultos solares da antiguidade, geralmente construídos por civilizações nativas do hemisfério Norte, é que o Sul também ficou conhecido como “meio-dia”, por ser uma região aparentemente mais iluminada.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário