sábado, 30 de dezembro de 2023

LOJA EM PENUMBRA DURANTE A COLETA

Em 17.08.2023 o Respeitável Irmão Fabiano Penforte Cestari, Loja União Humanitária Central, REAA, GOB, Oriente de Estrela do Sul, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:

 

LOJA EM PENUMBRA

 

Segue minha Dúvida. Pelas Lojas do Grande Oriente do Brasil, na hora do saco de Proposta e Informação e de Beneficência, não se apagam as luzes laterais do Norte e do Sul; No nosso Ritual não achei menção que proibisse tal feito; Gostaria de saber onde prevê tal proibição, pois na hora em que o saco de beneficência circula na loja e momento de reflexão e caridade em doar aquilo que desejamos ajudar e ser ajudado; No ritual fala "Nos trabalhos litúrgicos, em qualquer Sessão é proibida a inclusão de cerimônias, palavras, expressões, atos, procedimentos ou permissões que aqui não constem ou não estejam previstos.

Verificando o ritual dentre outras Leis não achei nenhuma menção sobre se pode fazer ou não; Diante desta dúvida peço que me esclareça se posso efetuar tal procedimento.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                 Veja, pelo simples fato dessa prática não estar prevista no ritual em vigência e nem no SOR - Sistema de Orientação Ritualística oficial do GOB (Decreto 1784/2019), já é suficiente para se entender que ela não existe na liturgia do rito em questão.

Também seria improcedente que escrevêssemos no ritual aprovado tudo aquilo que não se pode fazer. Ora, o que não estiver previsto, simplesmente não se pratica.

Vale mencionar que originariamente o REAA não contempla procedimentos desse tipo, sobretudo no coletivo, onde não devemos impor convicções particulares, pois elas
são de caráter particular.

Assim sendo, não existe nenhum momento de meditação nem de reflexão por ocasião do giro das bolsas, até porque, como já comentado, nem mesmo elas estão previstas.

Em resumo, não há o apagar de luzes para deixar o ambiente em penumbra durante o giro das bolsas.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário