terça-feira, 26 de dezembro de 2023

MESTRE DE CERIMÔNIAS - POSTURA COM O BASTÃO. ANDANDO E PARADO

Em 14.08.2023 o Respeitável Irmão Esdron Guimarães, Loja Alferes Tiradentes, 1680, REAA, GOB-ES, Oriente de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, apresenta a dúvida seguinte:

 

POSTURA COM O BASTÃO E ORDEM DE ABORDAGEM

 

Gostaria que o irmão me tirasse essas duas dúvidas:

1) No grau de Mestre, nos graus 02 e 03 na abertura do Livro da Lei, o irmão Mestre de Cerimônias põe seu bastão repousado no solo;

2) Por que por ocasião da coleta do Tronco de Beneficência, o irmão Tesoureiro não consta, como prioridade, nessa coleta, figurando, Ven, 1 e 2 vigilante, Orador, Secretário e Cobridor Interno etc, sendo ele eleito como os demais.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Não só nos graus 2 e 3, mas nos 3 graus (Aprendiz, Companheiro e Mestre), o Mestre de Cerimônias, estando em pé e parado portando o bastão, deve manter o mesmo apoiado no chão. Já, em deslocamento o titular o levanta aproximadamente 15 cm do piso para que a sua base não arraste no chão. Essa é apenas uma postura prática e de normatização, portanto nada há de iniciático ou emblemático nesse procedimento.

A vista disso, o M de CCer deve sempre empunhar o bastão com a mão direita pela sua porção mediana, tendo o respectivo braço e cotovelo encostados no lado direito do tronco. Nessa condição, o titular conserva o objeto na vertical com o antebraço voltado para frente.

Estando o titular parado, o bastão fica apoiado no chão. Em deslocamento deve levantá-lo um pouco para que o mesmo não arraste no chão. Reitero, isso é apenas uma questão de lógica, portanto nada há de iniciático. Místico ou oculto em se apoiar ou não o bastão no chão.

No tocante ao giro para coleta do Tronco, conforme prevê o SOR, a ordem de abordagem é: primeiro as Luzes da Loja (Venerável, 1º e 2º Vigilantes respectivamente), em seguida o Orador, o Secretário, e o Cobridor Interno. Esses são no REAA os seis primeiros cargos que, somados ao M de CCer perfazem o número mínimo de sete Mestres necessários para se abrir a Loja.

Quanto aos cargos de Tesoureiro e Chanceler, os mesmos são cargos eletivos e não fazem parte dos seis primeiros cargos consagrados que devem ser abordados durante o giro no Rito em questão.

No caso do Tronco, segundo o ritual em vigência, o Tesoureiro é quem confere e recebe o produto da coleta, creditando-o em seguida à Hospitalaria da Loja. Isso, por sua vez, nada tem a ver com a ordem de abordagem que ocorre no giro.

Dúvidas nesse sentido, consulte também o SOR, Sistema de Orientação Ritualística, que é o mecanismo oficial de orientação ritualística do GOB, então criado pelo Decreto 1784/2019 para ser aplicado sobre os rituais em vigência. O SOR se encontra hospedado na página oficial do GOB e foi publicado no Boletim nº 31 de outubro de 2019.

Em meados 2024 novos rituais serão editados e contemplarão todas as orientações e correções previstas no SOR.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário