domingo, 30 de novembro de 2025

AUMENTO DE SALÁRIO - PROCESSO

Em 04.06.2025 o Respeitável Irmão Christian Dantas, Loja Libertas Quae Será Tamen, 1180, REAA, GOB MINAS, Oriente de Ipanema, Estado de Minas Gerais, faz a seguinte pergunta:

 

AUMENTO DE SALÁRIO

 

Qual a sessão correta para ser solicitado aumento de salário dos Companheiros, no RGF não informa que deve ser solicitado em uma sessão de Companheiro, no meu entender poderia ser feito tranquilamente em uma sessão de Aprendiz , mas um irmão questionou informando que deve ser realizado o pedido de aumento de salário para Companheiros na sessão de companheiro. Você poderia me tirar essa dúvida?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Entendo que é na Loja de Apr que se inicia o processo para aumento de salário do 1º para o 2º Grau, até porque o postulante é ainda um Apr Maçom.

Nessa conjuntura, segue-se o que está previsto no RGF, Artigos 35, 36 e 37, Da Colação de Graus.

No caso de aumento de salário de Apr para Comp, o 2º Vig, que é o instrutor dos AApr, deve primeiro solicitar ao postulante a elaboração de uma peça de arquitetura, a qual será prioritariamente encaminhada à Comissão de Admissão e Graus da Loja, para parecer.

        Feita a apreciação pela Comissão, e tendo o trabalho obtido parecer favorável, o processo para aumento de salário segue adiante para atender as demais formalidades.

Caso o Ven Mestre deseje (não é obrigatório), ele poderá também solicitar a apresentação deste mesmo trabalho em um Tempo de Estudos, todavia apenas para conhecimento dos demais, sem debates e arguições, pois esta peça de arquitetura já obteve, anteriormente, parecer favorável.

Após o parecer, dando continuidade ao processo, o Ven Mestre deverá marcar, com antecedência, uma sabatina para o Apr postulante. Assim, a Loja elaborará um questionário sobre a doutrina do grau, o qual será aplicado oralmente ao Candidato.

Este exame dar-se-á na Ordem do Dia de uma sessão de Apr, podendo ocorrer na oportunidade, arguições e perguntas ao postulante.

Finalizada a sabatina, ainda nessa mesma Ordem do Dia, o Templo será coberto ao postulante à Elevação, assim como aos demais AApr que porventura estiverem presentes. A Loja será então transformada do grau de Apr para Compe o aumento de salário passará por votação nominal, com aquiescência do Orador.

Apurado o resultado da votação, a Loja retornará aos trabalhos em Grau 1 e os AApr serão reconduzidos aos trabalhos. O Venerável Mestre então informará o resultado da votação. Se aprovado, será marcada a data da sessão magna de Elevação.

É oportuno lembrar que o Candidato à Elevação deverá antes ter preenchido todos os requisitos previstos para aumento de salário que constam no RGF, Seção VI, Das Colações de Graus.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

NOV/2025

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário