Em 05.06.2025 o Respeitável Irmão Paulo Toledo, Loja Theobaldo Varolli Filho, 2699, REAA, GOB-SP, Oriente de São Pulo, Capital, apresenta a questão que segue:
OLHANDO PARA A ESTR∴
Por favor, pode me esclarecer uma dúvida. Aprendi que na Marcha do Companheiro, na transição do sinal de Aprendiz para Companheiro, devemos olhar rapidamente para a Estr∴ Flamej∴.
Tenho visto que essa “olhada” para a Estr∴ não tem sido ensinada nas Elevações.
Pergunto: o que aprendi está correto?
Continua valendo?
CONSIDERAÇÕES
Lamento dizer, mas esta “rápida olhada” durante a Marcha nunca existiu no Ritual.
Infelizmente, as vezes aprendemos práticas ritualísticas que não passam de meros produtos de imaginação. Pegamos o bonde andando e, sem perceber, acabamos nos tornando vetores de disseminação de certas invencionices.É bom que se diga que o ritual vigente no GOB nada menciona, durante a Marcha de Comp∴, algo nesse sentido. O ato de se olhar para a Estr∴ Flamej∴ de fato existe na cerimônia de Elevação, todavia em outra passagem ritualística, que nada tem a ver com os passos do grau.
Finalizando, a senha do 2º Grau, que é um dos meios de reconhecimento do Comp∴ Maçom, possui um alto significado, contudo nada tem a ver com uma “rápida olhada” na transição de ssin∴.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário