terça-feira, 4 de setembro de 2018

DISPOSIÇÃO DA ESPADA FLAMEJANTE SOBRE O ALTAR


Em 13/06/2018 o Respeitável Irmão Cesar Salim, Loja União, Pátria e Caridade, 1.258, REAA, GOB-RJ, Oriente de Itaocara, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte pergunta:

DISPOSIÇÃO DA ESPADA FLAMEJANTE SOBRE O ALTAR


Estou Orador da minha Loja e gostaria de saber do Poderoso Irmão sobre a Espada
sobre o trono do Venerável Mestre, ou seja, para que lado fica a ponta da Espada Flamejante?

CONSIDERAÇÕES.

Não existe nenhuma regra para tal. Como eu já expliquei inúmeras vezes, ela fica preferencialmente dentro de um escrínio ou sobre uma almofada colocada sobre o lado sul do altar ocupado pelo Venerável Mestre, não importando o lado para qual esteja direcionada a sua ponta ou o seu cabo. O lado sul do altar é apenas para que ela fique o mais próximo possível do oficial encarregado de transportá-la durante a liturgia de consagração do candidato.
A Espada Flamejante é de uso exclusivo do Venerável Mestre, sendo que a mesma só pode ser empunhada por ele ou por um ex-Venerável.
Como ela simbolicamente representa um raio de fogo, a mesma então não pode ser embainhada. Acondicionada dentro de um escrínio ou sobre uma almofada, o seu condutor, que é o Irmão Porta-Espada, nela não toca.
O REAA\ herdou o costume de consagrar o candidato das práticas templárias. Sem nenhum sentido religioso ou mesmo de concepções místicas e ocultas, em Maçonaria ela simboliza o ato de constituir e dar dignidade. Nesse sentido, essa prática nada tem a ver com beatificação ou sagração religiosa. Esotericamente a espada representa a precisão e prontidão da justiça salomônica.
Por tudo comentado, ratifica-se: não existe nenhuma orientação quanto à posição da Espada em descanso sobre o altar.

T.F.A.

PEDRO JUK


SET/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário