quarta-feira, 19 de setembro de 2018

LUZES LITÚRGICAS NOS GRAUS SIMBÓLICOS - REAA


Em 04/07/2018 o Respeitável Irmão Hélio Brandão Senra, Loja União, Força e Liberdade, GLMG, REAA, Oriente de Além Paraíba, Estado de Minas Gerais, solicita esclarecimentos para a seguinte questão:

LUZES LITÚRGICAS


Poderoso Irmão: li seu artigo sobre luzes litúrgicas e tenho noção sobre o uso de velas ou eletricidade. Sabemos que sobre os altares do Venerável Mestre e dos Vigilantes há, alé
m dos malhetes e colunetas, um candelabro de 3 luzes. A minha dúvida é quantas luzes são acesas no grau de Aprendiz, quantas no grau de Companheiro e quantas no grau de Mestre Maçom.
Um tríplice e fraternal abraço.

CONSIDERAÇÕES.

No caso do REAA, em consonância com a sua doutrina iniciática, essas Luzes são acesas conforme o grau simbólico de trabalho da Loja.
Dispostas em três candelabros de três braços que suportam três luzes, elas totalizam nove luzes que vão distribuídas sobre o Altar ocupado pelo Venerável Mestre (um candelabro com três luzes) e mesas ocupadas pelos Vigilantes (cada mesa com um candelabro de três luzes respectivamente).
Essas Luzes podem ser velas ou pequenas lâmpadas elétricas adaptadas. Para se acender e apagar essas Luzes não há nenhuma ritualística especial, sobretudo em se tratando do REAA\. Na oportunidade elas são acesas e apagadas normalmente, obedecendo apenas à hierarquia dos titulares – na ordem crescente para a abertura e decrescente no encerramento.
Vale a pena comentar que no Brasil, infelizmente muitos rituais enxertados prevêem práticas contraditórias para essa ocasião, portanto entenda-se que os meus comentários aqui se prendem à originalidade do REAA\ e não o que diz esse ou aquele ritual. Nesse sentido, então que cada um siga o seu ritual. Aliás, a questão aqui não é a de discutir: “na minha Obediência é assim”.
Retomando, figuradamente cada candelabro que acomoda as Luzes Litúrgicas representa uma das Luzes da Loja, também conhecidas como as Luzes Menores (Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes). Destaque-se que as Luzes Maiores compreendem o conjunto composto pelo Livro da Lei, Esquadro e Compasso. É bom que se diga que é elementar que o maçom saiba distinguir, Luzes Litúrgicas, Luzes Maiores ou Luzes Emblemáticas e Luzes Menores.
De modo iniciático (esotérico) as Luzes Litúrgicas simbolizam o esclarecimento do obreiro, ou o seu aperfeiçoamento na senda iniciática.
Assim, das nove Luzes somadas e dispostas em grupos de três em três nos candelabros, as mesmas vão acesas individualmente e em número de acordo com o grau de trabalho da Loja – Aprendiz, Companheiro e Mestre.
Quanto a sua questão, a quantidade de Luzes acesas será sempre de acordo com o grau de abertura da Loja, enquanto que como elas acesas, vão dispostas nos candelabros, por óbvio basta que se consulte o respectivo ritual. Se me permite, penso ser inadmissível que um Irmão, conforme o grau que esteja colado, não saiba quantas Luzes Litúrgicas são acesas e como elas vão distribuídas nos trabalhos da Loja.
Concluindo, lembro que essas Luzes Litúrgicas são acesas no REAA\ em número igual àquele correspondente à bateria simbólica do grau - ou a do Aprendiz, ou a do Companheiro, ou a do Mestre.



T.F.A.

PEDRO JUK

SET/2018

2 comentários:

  1. Irmão, já fui questionado e indagado em certa ocasião que estava como MH que em sessão de Companheiro, seriam 2 luzes acesas em cada mesa com a lógica "grau 1, 1 lâmpada, grau 2, 2 lâmpadas, grau 3, 3 lâmpadas", ignorando todos os outros fatores e os números de cada grau.

    ResponderExcluir
  2. É como eu digo, morremos e não conseguimos ver tudo. Isso é um absurdo pois basta consultar os rituais puros franceses do REAA. Não quria expor devido aos puristas de plantão, mas lá vai: Aprendiz - uma luz acesa no candelabro do Altar ocupado pelo Venerável e uma em cada candelabro que fica sobre mesa de cada um dos Vigilantes. Total = 3. Companheiro - acendem-se as três luzes do candelabro que fica sobre o Altar ocupado pelo Venerável e, tal como no Aprendiz, uma de cada candelabro dos Vigilantes. Total = 5. Nestre, acendem-se as nove luzes, ou seja, as três de cada candelabro. O resto Mano, é pura invenção, ou mesmo bobagem.

    ResponderExcluir