sexta-feira, 7 de setembro de 2018

TRANSMISSÃO DA PALAVRA ENTRE OS DIÁCONOS E AS LUZES DA LOJA


Em 20/06/2018 o Respeitável Irmão José de Freitas Tolentino, Loja Fraternidade e Justiça de Gurupi, 1947, REAA, GOB-TO, Oriente de Gurupi, Estado do Tocantins, apresenta a seguinte questão:

TRANSMISSÃO DA PALAVRA ENTRE OS DIÁCONOS E AS LUZES


Venho mais uma vez recorrer à sua sabedoria para dirimir uma dúvida sobre ritualísti
ca. Recentemente nossa Loja passou a adotar a seguinte postura dos Vigilantes por ocasião da transmissão da Palavra Sagrada: ficam em pé, do lado esquerdo de suas mesas, e de frente para a parede da coluna do norte.
Segundo o irmão que liderou a mudança esse comportamento está baseado na seguinte frase que encontramos na página 49 do Ritual do 1º Grau de Aprendiz Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito que diz: (vou colocar as palavras-chaves em maiúsculas)
“O 1º Diácono sobe os degraus do Trono, pelo NORTE... O 1º Diácono dirige-se ao 1º Vigilante transmite a Palavra Sagrada DA FORMA que recebeu e volta ao seu lugar. O 1º Vigilante a envia ao 2º Vigilante DO MESMO MODO..."
Ou seja: A interpretação é que a Palavra Sagrada deve ser transmitida sempre DO LADO NORTE. O entendimento é que quem recebe deve estar NO LADO NORTE.
Estou achando muito estranha essa interpretação. Sempre trabalhamos com os Vigilantes postados à direita das suas mesas nessas ocasiões.
Gostaria muito que pudesse se manifestar sobre esse assunto, o que antecipadamente agradecemos.

CONSIDERAÇÕES.

Pura invenção de gente que parece não ter o que fazer. É a busca do chifre na cabeça do cavalo.
Ora, alguém que explique para esse Irmão inventor que as Luzes da Loja (Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes) são sempre abordadas pela sua direita, isto é, pelo seu ombro direito. Assim, a referência “norte”, dada ao Primeiro Diácono é para que ele suba os degraus pelo lado norte do Altar em direção ao Venerável Mestre. Agora isso não tem nada a ver com lado da abordagem dos Vigilantes pelos Diáconos, sobretudo numa situação como a do Segundo Vigilante que ocupa a Coluna do Sul e fica de frente para o norte.
O termo “da forma que recebeu” ou “do mesmo modo” utilizado genericamente no ritual se refere literalmente ao ato de se transmitir sussurrada a Palavra, que pode ser dita soletrada, silabada ou dada sem separação (por inteiro) conforme o grau de trabalho da Loja. Isso nada tem a ver com lado da abordagem do Venerável Mestre ou dos Vigilantes.
Ora, ora, ora... É mesmo impressionante como alguns Irmãos gostam de deturpar e inventar na ritualística. De fato, além de estranha, é completamente desproposital essa forma de interpretar e praticar a liturgia da transmissão da Palavra Sagrada na abertura e encerramento dos trabalhos.
A forma correta sempre foi a de o Primeiro Diácono abordar o Altar (Venerável) pelo lado direito (norte). Indo ao Primeiro Vigilante, ele o aborda pelo seu lado direito (ombro direito do titular). Por sua vez, o Segundo Diácono vai diretamente do seu lugar até o Primeiro Vigilante abordando-o também pela sua direita e, em seguida se desloca até o Segundo Vigilante aproximando-se dele pelo seu lado direito (ombro direito). Em resumo, tanto o Venerável como os Vigilantes são sempre abordados pelos seus respectivos ombros direitos. A propósito, não existe também o ato de se circular em volta das mesas dos Vigilantes ou mesmo passar pela sua retaguarda.
De resto é só lembrar que morremos e não vemos tudo o que a capacidade inventiva do homem tem para preparar e nos mostrar.


T.F.A.

PEDRO JUK

SET/2018

4 comentários:

  1. Mestre Pedro acredito que o fato do posicionamento da cadeira do primeiro diácono ficar a direita do primeiro vigilante tenha levado aos sábios em ritualística cometer este erro. Na minha loja sempre o primeiro vigilante é abordado pela esquerda quando questionei isto o mundo veio abaixo. E assim e até hoje . Um TFA .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentáriol. TFA.

    ResponderExcluir
  3. faço parte da com de ritualística em minha loja e sempre fico pensativo sobre isso, em minha loja, tbém o 1o. vig recebe de seu lado esquerdo, arcarei uma sessão de ritualística baseada nestas análises

    ResponderExcluir