terça-feira, 11 de setembro de 2018

BATERIA NA PORTA E O RETARDATÁRIO


Em 01/07/2018 o Respeitável Irmão Joaquim Vicente Filho, Loja Duque de Caxias Luzeiro do Oriente, 252, REAA, GOB-PE, Oriente de Recife, Estado do Pernambuco, solicita esclarecimentos para o que segue:

BATERIA NA PORTA E O RETARDATÁRIO.


Nobre irmão, são tantas dúvidas entre os Maçons, umas devido às invencionices, outras à usos e costumes, etc. Quando somos indagados sobre um irmão chegar atrasado na reunião qual seria a forma de adentrar ao Templo. Embora o ritual diga que o Cobridor Interno verifica quem bate pra anunciar em seguida, tenho me baseado no que aprendi há 34 anos: Suponhamos que a Loja esteja trabalhando no Grau 3 O irmão atrasado bate como Aprendiz – O Cobridor devolve as pancadas como Aprendiz o atrasado bate como Companheiro O Cobridor devolve como Companheiro e aí se bate como Mestre.
Sei que não consta nos rituais, mas me parece com todo respeito ser uma forma correta de telhamento. Qual a sua opinião a respeito, e se procede?

CONSIDERAÇÕES.

Já escrevi bastante sobre esse assunto, entretanto pelo perfil do maçom latino, ele sempre volta à tona.
Na realidade, a pontualidade é uma das virtudes do maçom, daí os nossos regulamentos e rituais não preconizarem instruções para o ato de se chegar atrasado.
Nesse sentido, em se tratando da pontualidade e o início dos trabalhos da Loja, o atraso não deveria existir, mas como há o tal do “por motivo de força maior”, não raras vezes aparecem justificativas para a sua existência.
Por aqui o Cobridor Externo tem sido um mero elemento decorativo nos trabalhos da Loja, sendo um cargo que dificilmente é preenchido e, quando ele porventura é ocupado, boa parte dos rituais orienta para que logo após a abertura dos trabalhos se dê o seu ingresso e permanência no interior da sala da Loja (fica sem função).
Obviamente que se houvesse um Cobridor Externo no átrio da Loja, um eventual retardatário por primeiro a ele se dirigiria antes de bater diretamente na porta do Templo, cabendo a esse Cobridor dar as informações necessárias e tomar as providências.
Como nenhuma coisa e nem outra acontece, vez por outra a Loja convive com retardatários batendo à porta para pedir ingresso. Dado a isso existe uma regra consuetudinária para que não aconteçam verdadeiras batucadas por transformação de baterias na porta. Assim, independente do grau de trabalho da Loja, o retardatário dará sempre na porta a bateria maçônica universal - a do Aprendiz Maçom.
Nesse sentido, em sendo propício o momento para o ingresso de um retardatário, o Cobridor Interno comunica a Loja e os procedimentos se seguem na forma de costume. Em seguida o Cobridor verifica quem bate, cabendo a ele verificar se o retardatário possui grau suficiente para ingressar. Portanto, não existem nessa oportunidade réplicas e nem adequações de bateria do grau entre os protagonistas. Em síntese, o retardatário bate sempre como Aprendiz, ficando o seu ingresso condicionado à sua qualificação iniciática (grau) e a condição na qual a Loja esteja aberta. A verificação é feita pessoalmente pelo Cobridor Interno.
Se porventura o retardatário pedir ingresso na forma de costume (bateria universal) e o momento não for propício para o seu ingresso, o Cobridor Interno então dará pelo lado de dentro a mesma bateria universal, o que deve ser imediatamente subentendido como um aviso para que o retardatário aguarde. Assim, o retardatário espera até que lhe seja franqueado o ingresso. Atenção: essa atitude não pode ser confundida como um pedido para que se dê a bateria de outro grau. Ela significa simplesmente: aguarde!
Por assim ser, no caso de Irmão chegar atrasado e pedir ingresso, a bateria na porta será sempre uma só - a universal (Aprendiz).
A condição de ingresso ou não, depende da verificação in loco feita pelo Cobridor Interno. Nunca, nessa oportunidade, se deve mudar para a bateria correspondente a outro grau.
Obviamente que toda essa prática é apropriada para um retardatário que seja membro do quadro, ou no máximo um Irmão conhecido da Loja. Em se tratando de Irmão desconhecido, o pedido de ingresso também será pela bateria universal (Aprendiz), porém a investigação deve demandar de telhamento completo executado pelo Segundo Experto, assim como o Orador deve constatar a regularidade e a veracidade da identidade maçônica do visitante.
No Blog do Pedro Juk certamente o Irmão encontrará mais comentários a respeito desse tema.


T.F.A.

PEDRO JUK


SET/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário