terça-feira, 29 de junho de 2021

CONFECÇÃO DO BRASÃO DE UMA LOJA MAÇÔNICA

 

Em 03.10.2020 o Respeitável Irmão Juliano Faria de Souza, Loja Liberdade e Amor, REAA, GOB-MG, Oriente de Cássia, Estado de Minas Gerais apresenta a seguinte questão:

 

BRASÃO DA LOJA

 

Existe alguma regra para se confeccionar um Brasão de uma Loja? Por exemplo, tem alguns símbolos que devem estar contidos nele?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

A ciência e a arte de descrever brasões denomina-se “heráldica” e foi desenvolvida na Europa por volta do século XII. Essa ciência surgiu com o desiderato de distinguir os personagens, principalmente, que eram simbolizados por escudos. Em síntese o escudo tem a função de identificar.

De modo acadêmico, o brasão deve estar em acordo com uma descrição escrita


(memorial), na qual é dada uma linguagem própria, conhecida como linguagem heráldica.

Desse modo, o escudo, ou brasão, representa o conteúdo dessa descrição escrita. O ato de representar e desenho deve seguir uma série de regras mais ou menos estritas.

Em se tratando de Maçonaria, o brasão de uma loja maçônica é um desenho especificamente criado com a finalidade de identificar a Corporação (Loja). A elaboração do brasão, por conseguinte, segue as leis da heráldica, pelo que se sugere pesquisar esse termo e as suas regras.

É de bom alvitre também, que para a confecção de um escudo para Loja, seja feita uma consulta a respeito junto à Grande Secretaria da Guarda dos Selos da Obediência solicitando orientações.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUN/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário