sábado, 26 de junho de 2021

ESOTERISMO E HUMANISMO - RITOS MAÇÔNICOS

 

Em 01/10/2020 o Respeitável Irmão David Lorenzo Sotolepe, Loja Unidade, Justiça e Trabalho, 274, GLMRGS, Rito Schröder, sem mencionar o Oriente, Estado do Rio Grande do Sul, solicita esclarecimentos para o que segue relacionado a uma resposta enviada em 01/10/2020

 

ESOTERISMO E HUMANISMO

 

Mais uma pergunta? Tu falas de Esoterismo e Humanismo. Tu crês que o Schröder não pratica Esoterismo? Também trabalha como maçonaria, sem diferenças de sua finalidade. Aí creio que, é também esotérico.

A GLMRGS reconhece três Ritos: Escocês acredito seja mais esotérico. York que seja mais religioso e Schröder, catalogado como humanista.

Aí que está, não deveria ser todos humanistas, e suas peculiaridades, como citei acima?

Schröder também, prepara seus candidatos na Câmara Escura, isso não seria Esoterismo?
e outras tantas da Iniciação.

Tenho essas dúvidas, e muitos Irmãos as têm.

Como tu disseste, a finalidade e sermos melhores para contagiar nossos semelhantes na vida profana.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Caro Irmão, no meu modesto entendimento, cada rito possui sua cultura e o seu particular formato doutrinário na busca de uma construção à virtude universal.

Existem ritos que possuem carga maior de esoterismo e outros menos, além daqueles que exageram nessa conceituação o que acaba os tornando, muitas vezes, por incompreensão dos seus adeptos, num centro de exposições particulares de credos.

Obviamente que em se tratando de exageros, Schröder soube dosar as coisas se afastando dos excessos. Ora, isso, contudo, não vem denegrir nenhum rito que atue sob concepções deístas, com um arcabouço esotérico mais elaborado – é o caso do simbolismo do REAA e os cultos solares da antiguidade.

Do mesmo modo, também os ritos que se estruturam historicamente sob influência teísta, como é o caso da maçonaria anglo-saxônica. Por sua vez, o Rito Schröder que contém um viés humanista me parece mais acentuado, também não deixa de atuar com conceitos iniciáticos esotéricos.

É bom que se diga que a Moderna Maçonaria é constituída por vários ritos e trabalhos. Todos ao seu modo doutrinário buscam um só objetivo, que é o de aprimorar o homem. Os formatos doutrinários inerentes aos ritos foram construídos, cada qual, sob seu viés histórico e cultural. O que me parece é que em não raras ocasiões, os próprios maçons não compreendem a sua essência iniciática e deturpam os seus objetivos doutrinários.

Obviamente que existem ritos que, pela sua formação de origem, acabam por facilitar compreensões inadequadas.

Concluindo, devo mencionar que independente das qualificações doutrinárias que cada rito maçônico possa ter, a Moderna Maçonaria, por ser uma Ordem iniciática é, por extensão, esotérica, pois nela todos os ensinamentos são fornecidos a um círculo restrito e fechado de ouvintes (hermético), cujas matérias somente são compreensíveis àqueles que seguem as respectivas sendas iniciáticas.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUN/2021

6 comentários: