Em 04/03/2024 o Respeitável Irmão Mauro Hermógenes Lopes Covre, Loja Luz e Trabalho, 144, sem mencionar o Rito, GLESP (CMSB), Oriente de Ilha Solteira, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:
DÚVIDAS SOBRE AS LUZES EMBLEMÁTICAS
Em que posição, sobre o Altar dos Juramentos, devem estar o Comp∴ e o Esq∴, antes da abertura e em qual devem ficar após o fechamento do Livro da Lei?
Sobre o L∴ da L∴? Ou à frente do mesmo? Ou nas laterais do L∴ da L∴ sobre o A∴ dos JJur∴? Quem fica à direita e quem fica à esquerda do Livro da Lei?Tenho dúvidas e gostaria, se possível, que me esclarecesse, ou mesmo me indicasse fontes de consulta. No Ritual de Aprendiz, da GLESP, edição de 2017, não há nenhuma referência sobre a posição.
Desde já vos agradeço!
OBS - Estou realizando uma pesquisa em minhas
revistas "A Trolha" (todas), tenho todas as
revistas, desde o nº 01
até o nº 448, fevereiro de 2024. Se houver alguma indicação nas mesmas e, for
possível, me informe, por favor.
CONSIDERAÇÕES.
Entendo que seria um excesso de preciosismo criar uma regra para a disposição das Luzes Emblemáticas quando a Loja estivesse fechada.
Assim, depois de fechada a Loja, o que costumeiramente ocorre é que o Livro da Lei fechado, o Esquadro e o Compasso (com as hastes fechadas) permaneçam sobre o Altar, não havendo regras de disposição sobre se os instrumentos ficam sobre o Livro, à sua direita ou à esquerda, ou ainda um à direita e outro à sua esquerda, etc.
Reitero, não há regra litúrgica para isto. O recomendável é que todos fiquem sobre o Altar para a abertura da próxima sessão. Apenas isto.
À vista disso, eu desconheço qualquer bibliografia (séria) que trate de onde devam ficar os instrumentos e o Livro enquanto a Loja estiver fechada.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
OUT/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário