Em 19/03/2024 o Respeitável Irmão Moacir Santos, Loja Aurora de Goiás, 1393, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a dúvida seguinte:
TRÊS JANELAS
Gostaria de uma ajuda se possível. Estou fazendo um trabalho na minha loja sobre as três janelas no painel do grau de Aprendiz. O Ir∴ indica algum livro ou material sobre? Nas minhas pesquisas estou encontrando pouco material.
CONSIDERAÇÕES:
Para se falar das três janelas é preciso antes que se compreenda o misticismo religioso haurido dos cultos solares da antiguidade no contexto da Moderna Maçonaria.
À bem da verdade, as três aberturas (janelas) que aparecem nos painéis das Lojas, marcam a marcha aparente e diária do Sol.
Ficam ao Sul porque, sob o ponto de vista do Norte (onde nasceu a Maçonaria), o Sol aparentemente percorre, em boa parte da sua eclíptica, um caminho sobre o hemisfério Sul. É como se o Sol durante seis meses se deslocasse do setentrião para o meridião até alcançar o seu ponto máximo de declinação (trópico de Capricórnio). É por esta razão que o Sul aparenta ser mais iluminado do que o Norte. É por esse caráter figurado de luz plena que o Sul é também chamado de Meio-Dia.
Graças a este deslocamento aparente é que ocorrem os solstícios, neste caso, o de verão ao Sul, simultaneamente ao de inverno no Norte.
Como o Sol é um elemento simbólico assaz importante para o misticismo iniciático da Maçonaria, e em particular dos seus ritos solares, a observação da sua mecânica celeste é feita sempre de quem do Norte vislumbra o Sul. Esta á a razão do porquê de as janelas (aberturas) aparecerem sempre no lado Sul do painel.
Outros comentários a respeito poderão ser encontrados no Blog do Pedro Juk – http://pedro-juk.blogspot.com.br
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
NOV/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário