sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

RETIRADA DEFINITIVA E TEMPORÁRIA DO TEMPLO

Em 21/06/2025 o Respeitável Irmão Marcio Franco, Loja Obreiros de Sião, 3727, REAA, GOB-SP, Oriente de Sorocaba, Estado de São Paulo, apresenta a pergunta seguinte:

 

RETIRADA DEFINITIVA E TEMPORÁRIA

 

Tenho uma dúvida com relação a saída e entrada do templo, não definitivo. No ritual REAA 2024 na página 43 temos uma explicação para a saída definitiva, mas não encontrei explicação para a saída e entrada temporária, ação que realizamos principalmente nas cerimônias de instalação do Ven Mestre.

Abaixo encontrei esta explicação no seu blog:

"No caso de saída definitiva do Templo, o retirante, próximo à porta, deve antes saudar pelo Sin às Luzes da Loja”.

“Se a retirada não for definitiva. não haverá saudação - nem na saída e nem no retorno."

Como não temos isto no ritual geralmente causa duvidas na loja, qual o procedimento devemos tomar?

 

CONSIDERAÇÕES

 

              Veja, existem duas situações nesse caso, a da cobertura do Templo a quem vai se retirar em definitivo (não volta mais), e a da cobertura temporária, a quem se retira apenas pelo tempo que se fizer necessário (retorna aos trabalhos).

Quem for se retirar definitivamente deve antes depositar o seu óbolo, se ainda não o tiver feito. Nesse caso, o M de CCer conduz primeiramente o retirante até o Hospitaleiro para a coleta do óbolo. Ato seguido se dirige até a porta para a saída definitiva. Ao sair o retirante pára e saúda às Luzes da Loja, na forma de costume.

Já na saída temporária podem existir diversas situações, como por exemplo, de ter o Templo coberto por transformação de Loja e posterior retorno, por necessidades fisiológicas, nos procedimentos para aumentos de salário, etc. Nesse caso, o retirante sai e depois retorna aos trabalhos. Se for o caso também não precisa antecipar o seu óbolo e nem saudar as Luzes.

Por serem procedimentos óbvios, entende-se que não são necessários se fazerem presentes no ritual. Ademais, uma Loja deve estar preparada para atender casos recorrentes, tais como esse.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário