Em 12.06.2025 o Respeitável Irmão D’Angelo Damasceno, Loja Rei Salomão, REAA, GOB-AM, Oriente de Manaus, Estado do Amazonas, apresenta a seguinte questão:
QUEM FALA POR ÚLTIMO
Vi em seu blog, que por sinal é um excelente manancial de conhecimento, que tanto o Grão-Mestre quanto o seu Adjunto falam por último após as considerações finais do Orador.
Alguns Irmãos falam que é somente se tiver um ato do Grão Mestre para representá-lo.
https://pedro-juk.blogspot.com/2022/09/presenca-do-grao-mestre-e-o-ultimo.html?m=1
Outra dúvida seria se o Grão-Mestre Adjunto pode receber o malhete para presidir os trabalhos de uma loja e depois, se assim desejar restituir ao Venerável para que possa presidir os trabalhos.
CONSIDERAÇÕES
Conforme reza o DECRETO N.º 1.767/2019 de 09/08/2019, na ausência dos titulares, recebem o malhete também o Grão-Mestre Geral Adjunto e o Grão-Mestre Estadual Adjunto.
Nessa condição, falam por último, logo após as conclusões do Orador (Guarda da Lei).Os Grão-Mestres Geral Adjunto e Estadual Adjunto não precisam de Ato para representar o seu respectivo Grão-Mestre.
Na ausência dos Grão-Mestres titulares. somente podem falar por último, apenas o Grão-Mestre Geral Adjunto e o Grão-Mestre Estadual Adjunto.
Outras Autoridades designadas para representar os Grão-Mestres, não recebem malhete e nem falam por último, logo após o Orador.
Finalizando, no tocante à devolução do malhete ao Venerável Mestre, o ritual faz essa recomendação.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
DEZ/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário