Em 19.06.2025 o Respeitável Irmão Sílvio Scofield, Loja Deus, Luz e Caridade, REAA, GOB BAIANO, Oriente de Caravelas, Estado da Bahia, apresenta o que segue:
SAUDAÇÃO ÀS LUZES
Nossa dúvida de hoje é a respeito da Palavra a Bem da Ordem...
Temos tido várias instalações de VV∴ MM∴ em nossa região. Nelas, contamos
com a presença de Sapientíssimos e Eminente, inclusive o G∴ M∴ Estadual.
Nesse caso, quando vamos saudar as Luzes da Loja e temos a presença
do Eminente G∴ M∴ E∴ e de algum Sapientíssimo. Como deve ser a nossa saudação?
Saudamos primeiro as Luzes da Loja e depois a maior autoridade, no caso o Sapientíssimo e depois o Eminente G∴ M∴ E∴ ou devemos saudar em outra ordem?
CONSIDERAÇÕES
Primeiramente é preciso ressaltar que quando alguém for fazer o uso da palavra em Loja, não estará antes fazendo nenhuma saudação, até porque, como preconiza o Ritual de Aprendiz do REAA (2024) na sua página 43, saudações em Loja somente serão feitas ao Ven∴ Mestre durante a entrada e saída do Oriente, às Luzes da Loja quando da entrada pela Marcha do Grau, e finalmente quando um Ir∴ precisar se retirar definitivamente do Templo. Fora estas ocasiões, não existem saudações.
O ato de se dirigir às Luzes, Autoridades, etc., quando se faz o uso da palavra, não é saudação maçônica, porém é o modo protocolar de se dirigir à Loja – vide explicações na página 209 do Ritual de Aprendiz do REAA vigente, item “Protocolo de se dirigir à Loja”.
Desse modo, quando um Ir∴ precisar se dirigir à Loja, independentemente da Autoridade que esteja presente, ele o faz protocolarmente na seguinte ordem: primeiro menciona as Luzes da Loja (Ven∴ Mestre, 1º e 2º VVig∴), depois genericamente às Autoridades presentes (sem precisar nomina-las uma a uma), Mestres, Companheiros e Aprendizes.
De tudo, a regra principal é que os primeiros a serem mencionados nessa ocasião serão sempre os cargos das Luzes da Loja (detentores dos malhetes), depois as Autoridades presentes, sejam elas o Grão-Mestre Geral, o Estadual, Sapientíssimos, Eminentes, etc.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
DEZ/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário