quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

LUA EM QUARTO CRESCENTE - REAA

Em 19.06.2025 o Respeitável Irmão Geraldo Pires Luz, Loja União e Justiça, 4232, REAA, GOB MINAS, Oriente de Coronel Fabriciano, Estado de Minas Gerais, apresenta a pergunta seguinte:

 

LUA EM QUARTO CRESCENTE

 

Estamos construindo nosso Retábulo sob o Dossel.

Neste retábulo onde o Cosmos é representado num plano frontal e vertical, com o Sol do lado esquerdo da Lua e, se esta Lua for iluminada por esse mesmo Sol, o globo lunar será parcialmente iluminado com o formato da letra C...pelo fato de o Sol estar à sua esquerda, pois!

Então teremos 2 dois formatos de Luas dentro do templo, no Hemisfério Norte: quarto minguante e quarto crescente!

- A Lua no Retábulo, sob o Dossel, do lado do secretário, com o Sol à sua esquerda, iluminada pelo seu lado esquerdo, com o formato da letra C, quarto minguante!

- A Lua, na Abóbada Celeste, com o formato de letra D, quarto crescente no Hemisfério Norte, vista de cima para baixo.

Lojas coirmãs estão reformando seus retábulos com a Lua no formato da letra D, hemisfério Norte!

Aguardando vossa orientação

 

CONSIDERAÇÕES

 

Em primeiro lugar, segue-se o que estiver previsto no Ritual.

Sobre as luminárias terrestres, tal como se encontra no Painel do 1º Grau do REAA, vê-se o Sol e a Lua. A Lua em quarto crescente à direita de quem olha para o Painel e o Sol à esquerda.

                 Seguindo a mesma disposição do Painel do Grau, no Retábulo do Oriente, junto ao Delta, encontram-se o Sol pelo o lado correspondente ao Orador e a Lua pelo lado do Secretário.

Vale mencionar que o Retábulo do Oriente corresponde à parede imediatamente atrás do Ven Mestre, abaixo do dossel.

Particularmente no que diz respeito à Lua, a mesma é representada na fase de quarto crescente, vista de quem a enxerga do hemisfério norte. Nesse particular, é preciso se levar em conta que a Maçonaria, e de modo especial o REAA, nasceram na meia-esfera Norte do planeta Terra, portanto a disposição estelar da abóbada do Templo corresponde ao firmamento do Norte.

Dependendo do hemisfério, a aparência da Lua se inverte, podendo se parecer com uma letra “D” (Norte) ou “C” (Sul).

Desse modo, atendendo ao firmamento relativo ao Norte, a Lua em quarto-crescente segue a figura aproximada da letra "D".

Graças a isso é que no novo ritual de Aprendiz do REAA (2024) foi corrigido o aspecto lunar de "C" para "D", tanto no Painel do Grau, na abóbada e no Retábulo.

Assim sendo, ao concluir importa salientar que o Sol representado no Retábulo do Oriente nada tem a ver com iluminação física da Lua em suas fases. No REAA o Sol, dentre outros significados, também simboliza o Orador, e a Lua, o Secretário.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

DEZ/2025

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário