quinta-feira, 25 de junho de 2026

MARCHA DO 2º GRAU - OLHANDO PARA A ESTRELA

Em 17/04/2026 o Respeitável Irmão Rodrigo Cesar Abu Bakr, Loja 21 de Março, REAA, GOB-SP, Oriente de Várzea Paulista, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

 

MARCHA DO 2º GRAU

 

A dúvida é simples, após o terceiro p, a partir da posição de Apr, ao mudar o sinal para o sinal de Comp, ele executa o p lat. O Ir deve ou não olhar para a Estrela Flamej, e depois avançar o p esq olhando de volta para o Oriente? É do REEA essa prática? Agradeço sua atenção mais uma vez e desejo saúde e paz!

 

CONSIDERAÇÕES

 

               Em momento algum no ritual do 2º Grau do REAA/GOB, em vigência, está escrito que durante a execução da Marcha o Comp Maçom é preciso manter o olhar dirigido para a Estrela Flamejante (esse é o nome certo da Estrela).

Assim, por isso não constar no ritual, simplesmente não deve ser feito. Durante a execução dos os ppas de Comp o protagonista se mantém olhando naturalmente  para a frente.

O ato de visualizar a Estrela Flamejante em um determinado momento é uma passagem ritualística que ocorre durante cerimônia de Elevação, mas isso nada tem a ver com a Marcha do 2º Grau. É preciso antes seguir o ritual, sem inventar práticas inexistentes.

Para finalizar, convém observar que a Marcha do 2º Grau é sempre formada, primeiro pelos pp de AApr, dados imediatamente antes dos de Comp. A totalidade desses pp corresponde à idade que o Comp Maçom precisa ter para poder v a E F.

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

JUN/2026

Nenhum comentário:

Postar um comentário