segunda-feira, 24 de abril de 2017

ESTANDARTE NO JURAMENTO - REAA

Em 16/03/2017 o Respeitável Irmão João Manoel C. de Almeida, Loja Amor e Justiça 2, REAA, GOB-ES, Oriente de Alegre, Estado do Espírito Santo, solicita o seguinte esclarecimento.

ESTANDARTE NO JURAMENTO


Já tivemos antes um contato, e você se prontificou, quando surgisse duvidas poderia procura-lo.
Surgiu uma duvida na iniciação.
Quando o neófito faz o juramento, algumas Lojas colocam o Estandarte ao lado do Candidato, outras atrás, e algumas nem colocam o Estandarte nestas posições, inclusive o Ritual não fala absolutamente nada a respeito.
Pergunta: Qual procedimento devemos adotar?

CONSIDERAÇÕES.

Em se tratando do ritual em vigência no Grande Oriente do Brasil, essa prática não está prevista. Nesse caso, o Estandarte permanece no seu devido lugar conforme indicado no ritual. Em não estando previsto, não se adotam nenhum dos procedimentos mencionados na sua questão.
Sob o ponto de vista da originalidade, o Estandarte deveria ser arvorado na Loja assim que ela fosse declarada aberta e, recolhido, por ocasião do encerramento. É em razão disso que existe o cargo do oficial denominado Porta-Estandarte.
Infelizmente os “fazedores” de rituais, nem sempre conhecedores da Arte, acabaram por excluir esse importante procedimento ritualístico, provavelmente por copiarem rituais anacrônicos e descompromissados com a tradição.
Assim ratifico: de acordo com o ritual, não se arvora o Estandarte por ocasião do juramento. Não é demais mencionar que ritual em vigência deve ser rigorosamente cumprido.


T.F.A.

PEDRO JUK

 ABRIL/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário