terça-feira, 11 de abril de 2017

TELHAMENTO OU TROLHAMENTO - SENHA DE RECONHECIMENTO NO GRAU DE COMPANHEIRO

Em 14/03/2017 o Respeitável Irmão Cláudio Rodrigues, REAA, Grande Loja Maçônica do Estado de Minas Gerais, Oriente de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, solicita explicações para o que segue:

TELHAMENTO OU TROLHAMENTO E SENHA DE RECONHECIMENTO NO GRAU DE COMPANHEIRO.


Mano Pedro Juk. O Professor. Direto ao ponto: Telhamento ou Trolhamento? E sobre o Telhamento do Companheiro Maçom, a saber: quando da resposta, "E\ V\ a E\ F\ a resposta certa é "vi" ou "vejo". Pergunto-lhe porque me doeram os ouvidos sobre a resposta: "vejo". Ora, há tempos aprendi ser: "vi" e não "vejo".

CONSIDERAÇÕES

Telhamento ou trolhamento? Eu poderia começar com outra pergunta: afinal cobre-se o edifício com telhas ou com trolhas?
Vou reprisar um texto a respeito que escrevi há dois anos.
Conforme o Novo Dicionário Aurélio – atualizado e versão eletrônica:
Trolha - Substantivo feminino - 1. Espécie de pá na qual o pedreiro tem a argamassa que vai usando. 2. Brasil - Desempoladeira. Substantivo masculino. 3. Pedreiro ruim. 4. Servente de pedreiro.
Telhar - Verbo transitivo direto - 1. Cobrir com telhas; atelhar.
Telhador (De telhar + -dor) - Substantivo masculino - 1. Aquele que telha.
Telhadura (De telhar + -dura) - Substantivo feminino - 1. Ato ou efeito de telhar. 2. Lugar onde se fabricam telhas.
NeologiaSubstantivo feminino - 1. Emprego de palavras novas, ou de novas acepções.
Neologismo - Substantivo masculino - 1. Palavra ou expressão nova numa língua. 2. Por extensão - Significado novo que uma palavra ou expressão de uma língua pode assumir.
Ponderações sobre os termos “telhamento e trolhamento” em Maçonaria:
A origem dos “trabalhos cobertos” vem dos canteiros medievais onde os planos da obra, contratos de trabalho e o ensinamento da “arte” eram sigilosos. Essa prática estendeu-se para a Maçonaria Especulativa e por extensão a Moderna Maçonaria.
Nesse caso a referência feita à “cobertura” significa exatamente o sigilo no trato dos acontecimentos e assuntos maçônicos dentro da Loja. Assim o rótulo assumiu o neologismo maçônico de “telhamento” pela cobertura dos trabalhos – ninguém pode ver nem ouvir o que se passa no canteiro (Loja).
Desse costume apareceria o cargo do Cobridor como aquele que figuradamente cobre os trabalhos na Loja. Dependendo da vertente maçônica existe o Guarda Externo (francesa) e o Tyler (inglesa), assim como os conhecidos Cobridores , ou Guardas Internos.
Como o termo se refere ao sigilo, os Sinais, Toques e Palavras guardados como verdadeiros segredos da Ordem assumiram também as características de “cobridores do grau”, posto que além de afastar bisbilhoteiros, preserva os segredos de cada grau, dando o caráter de qualidade para o maçom participar ou não de uma sessão de acordo com o seu nível de aprendizado.
Assim o termo “cobertura” identifica-se com “telha” que, por extensão dá o caráter de “telhamento” (neologismo – termo encontrado no idioma vernáculo é telhadura).
Também dessa associação apareceria o uso da palavra “goteira” para um não iniciado (costume adquirido pela má cobertura do recinto).
Acrescente-se aqui uma explanação em Maçonaria sobre o termo “goteira” e a sua relação com a “cobertura” do recinto (Loja). Alguns antigos fragmentos mencionam que havia o hábito na Grã-Bretanha medieval quando nos canteiros de obra um elemento espião ou intruso era pego espiando e vasculhando os planos da obra de uma oficina operativa - o fato também se aplicava para um “cowan” (do dialeto escocês para aquele que assentava pedras sem argamassa – o picareta ou aquele que não possuía qualificação) – o intruso, antes de ser expulso, era então amarrado e colocado sob as calhas que despejavam as águas pluviais geladas dos telhados, o que se resumia num belíssimo castigo, principalmente em se levando em conta à temperatura nada agradável que frequentemente ocorria, e ainda ocorre, sobre aquela região da banda boreal do nosso Planeta. Desse costume apareceria então à expressão “tem goteira”, que prevaleceu até na Moderna Maçonaria, quando porventura haja a possibilidade de existir a presença de um não iniciado nos ambientes maçônicos. Desse particular existe desde então a relação figurada da “goteira” com a cobertura com telhas de um ambiente e o respeito ao sigilo do que ali se passa – usa-se no mesmo sentido também a expressão “está chovendo”.
Infelizmente, embora já exaustivamente explicado, alguns tratadistas ainda produzem o equívoco de confundir “telhamento” com “trolhamento”. Essa interpretação enganosa foi inserida nos rituais brasileiros de há muito tempo atrás por erro de tradução e vem se reproduzindo como uma erva daninha, embora alguns autores ainda “tentem” achar uma justificativa para a mesma.
O substantivo “trolha” rotula um instrumento usado pelo pedreiro no seu ofício. Ela pode ser a “colher de pedreiro”, ou a “desempoladeira, ou desempenadeira” donde o artífice se serve da argamassa e alisa a superfície para aparar arestas. Desse procedimento operativo, surgiria o termo figurado de “trolhamento” (outro neologismo maçônico) sugerindo a ação de aparar rusgas por eventuais desentendimentos entre os Irmãos.
Existe ainda o equívoco por parte de alguns tratadistas quando confundem a “trolha” com o ato de verificação, porque alguns Ritos, por exemplo, revivem na Maçonaria através da joia distintiva do seu Cobridor, ou Guarda do Templo, também a figura de uma “trolha” (veja, por exemplo, a joia distintiva do Cobridor do Rito Schröeder). Esse costume simplesmente bastou para que alguns desavisados confundissem a “trolha” e “o trolhamento” como o ato de verificação do “telhamento”. A figura da trolha nesse caso - quando componente distintivo do Cobridor - significa simplesmente que ele tem o ofício de “vedar a passagem de alguém”, ou “ergue uma parede no caminho” no intuído de literalmente “não deixar passar” – obviamente àquele que não possua qualificação maçônica suficiente. Infelizmente nesse caso a falsa interpretação e uma atenção mais acurada do símbolo por parte de alguns, somente contribuiu com o mistifório que equivocadamente associou a “trolha” com o ato do “telhamento”.
Em verdade o ato do trolhamento significa sim apaziguar, enquanto que o de telhamento implica em cobrir. Afinal cobre-se um recinto com telhas ou com trolhas?
O que não faz sentido é fazer analogia do trolhamento com o sigilo e o segredo maçônico, já que como Landmark específico o sigilo e o segredo fazem parte da “cobertura dos trabalhos maçônicos”, e nunca da digamos... “trolhadura dos trabalhos”.
Definições maçônicas para os termos:
Telha (do latim tegula) – substantivo feminino: designa uma peça, em geral de barro cozido, usada na cobertura de edifícios.
Telhador – substantivo masculino: designa aquele que telha.
Telhadura – substantivo feminino: designa o ato ou efeito de telhar.
Telhamento – neologismo maçônico: designa o mesmo que telhadura.
Trolha (do latim trullia, variação do latim trulla) – substantivo feminino: designa uma espécie de pá na qual o pedreiro tem a argamassa da cal que vai se servindo. Designa no Brasil, também a desempoladeira; a desempenadeira.
Trolhamentoneologismo maçônico: designa o ato ou efeito de trolhar (neologismo).
A telha – Na Maçonaria moderna como uma “construtora social”, os instrumentos de trabalho e materiais são simbolicamente os dos construtores de edifícios. Assim a cobertura do Templo também está em não permitir a presença de intrusos e bisbilhoteiros. Simbolicamente é feita a cobertura com telhas através do Telhador, por extensão o Cobridor, ou aquele que cobre.
É a origem como aqui já mencionada do termo “goteira” que em Maçonaria significa o lugar descoberto, ou o bisbilhoteiro que espiona os trabalhos – para que isso não venha acontecer o Cobridor “cobre o Templo”.
O telhador – Como oficio daquele que cobre de telhas. Em Maçonaria recebe também o título de Cobridor, ou o Guarda do Templo, a quem compete o ato de “telhar”, ou fazer o “telhamento” naqueles que se apresentam à porta do Templo para verificar a sua qualidade maçônica de iniciado, bem como o seu Grau conforme o trabalho da Loja.
Telhar (o ato de) – verbo transitivo direto significa o ofício de cobrir com telhas. Em Maçonaria compete ao Cobridor, ou Telhador, o ofício de telhar, ou examinar nos toques, sinais e palavras, os visitantes que se apresentam à porta do Templo no intuito de verificar se os mesmos são realmente Maçons e posteriormente se certificar da qualidade maçônica conforme o Grau para ingressar nos trabalhos que estão sendo realizados. Infelizmente o termo tem ainda sido confundido com o ato de “trolhar”, que verdadeiramente significa o ato de “passar a trolha”. Assim, trolhar nesse caso é termo altamente incorreto para se designar o referido exame, já que telhar está ligado ao ato de cobertura e cobertura é feito com telhas, não com trolhas. Do mesmo modo o Cobridor, ou Telhador não possui o título de “trolhador” em qualquer Rito ou Trabalho maçônico.
A trolha – a Moderna Maçonaria como construtora social, viria absorver inúmeros instrumentos da arte de construir. Sob esse prisma a trolha não deixaria de nela ter um importante significado simbólico. Alguns autores, provavelmente pela etimologia da palavra, defendem a tese de que a trolha seria a colher de pedreiro. Contudo seja ela a colher de pedreiro, seja ela a desempoladeira, ou desempenadeira, conforme a definição apontada por bons dicionaristas do idioma vernáculo, a verdade é que ela, dentro das suas funções, serve para alisar a argamassa aparando e preenchendo as rugosidades.
Ratificando - a trolha e o ato de trolhar (neologismo maçônico) significam o meio que é usado para apaziguar os Obreiros que porventura estejam em litigio - aparar arestas. Esse apaziguamento, ou esse entendimento é rotulado pelo neologismo maçônico como “trolhamento”, já que trolhar designa o ato de passar a trolha.
Como dito, lamentavelmente o termo “trolhamento” ainda tem sido equivocadamente usado em lugar do “telhamento” como se ambos tivessem o mesmo sentido e, o que é pior, é a capenga justificativa daqueles que buscando a lei do menor esforço traduzem enganosamente as expressões “por iguais conforme o rito!”. Quem usa dessa afirmativa dá prova de completo desconhecimento da origem dessas práticas. Enfim, telhamento é um dos ofícios do Cobridor (Tyler) para verificar a qualidade maçônica de alguém. Já trolhamento significa o ato de apaziguar eventuais rusgas ou desentendimentos entre os Irmãos.

E\ V\ A E\ F\ - É a senha de reconhecimento e faz parte do Cobridor do Grau de Companheiro Maçom. Assim, a segunda letra referente à frase tripontuada corresponde ao verbo transitivo direto “ver” (conhecer ou perceber pela visão; olhar para; contemplar) conjugado na primeira pessoa do pretérito perfeito, portanto é “vi” e não “vejo” (sic) como questionado acima. O tempo verbal no pretérito é usado devido a sua relação com uma passagem tradicional na cerimônia de Elevação do REAA (espero que ela conste no seu ritual) onde o Venerável solicita àquele que está sendo elevado que contemple a E\ F\. Foi por conta desse momento na cerimônia que o protagonista sugestivamente aprendeu (no pretérito), com as palavras proferidas pelo Venerável, qual o significado da E\.
Em síntese a E\ é o ícone representativo que concentra todo o conhecimento do Grau. É graças a essa alegoria que o Companheiro, quando interpelado na forma de costume, responde que ele viu, isto é, compreendeu o significado desse importante Ornamento da Loja, de tal sorte que essa compreensão lhe proporcionará um dia qualificação para, pela sinuosidade da Escada em Caracol, alcançar a Câmara do Meio.
Assim, no caso da senha de reconhecimento, a visão da E\ F\ se reporta ao passado, ou quando da cerimônia de Elevação do candidato, e não ao presente, pois a regra menciona que somente aquele que “viu” antes a E\ pode se tornar Companheiro.
Infelizmente Mano, ainda não deixamos de iniciar inventores. Provavelmente esses, por tratarem a simbologia maçônica com a maléfica licenciosidade, acabam inserindo práticas e definições completamente equivocadas e alheias à racionalidade dos fatos. Essa “estória” de proferir o verbo “ver” na primeira pessoa do presente por ocasião da senha de reconhecimento é um belo exemplar dessas incursões temerárias. Esse é mais ou menos como aquele costume de se achar um eterno Aprendiz. Ora, isso é mera desculpa esfarrapada de quem não estuda e quer justificar o seu comodismo pela ignorância das coisas.
Dando por concluído, essas são as minhas ponderações a respeito das suas questões.


T.F.A.

PEDRO JUK


ABRIL/2017

Um comentário:

  1. Além de considerar as filigranas linguísticas que envolvem a questão (telhamento ou trolhamento) considero o Ritual, especificamente ao de Aprendiz como orientação.

    Após a constatação que o Templo está coberto e devidamente composta procede-se a abertura dos TRABALHOS.

    É possível encontrar várias outras passagens (em todos os graus simbólicos) que todos que alí estão trabalhando e não por mera recreação ou visitando.

    Para o trabalho cada um dos presentes estará munido (simbolicamente) de uma ferramenta.

    ResponderExcluir