quinta-feira, 13 de julho de 2017

CANDIDATO - CALÇA ARREGAÇADA

Em 01/06/2017 o Respeitável Irmão Marco Nascimento, Loja José Caraver, 101, GLMERGS, REAA, sem mencionar o nome da Cidade, Estado do Rio Grande do Sul, através do meu Blog http://pedro-juk.blogspot.com.br solicita o seguinte esclarecimento:

CALÇA ARREGAÇADA


Novamente venho encaminhar uma curiosidade sobre o "porque da calça recolhida até a altura do joelho por ocasião de nossa Iniciação”. Qual o seu significado? Já procurei através das leituras, mas não localizei algo que pudesse esclarecer esta duvida.

CONSIDERAÇÕES.

De modo geral a iniciação maçônica dá suporte à alegoria do nascimento de um novo homem.
Assim, aquele que se propõe a ingressar na Maçonaria deve acima de tudo manifestar humildade e se apresentar despojado das vaidades mundanas. Nesse sentido os ritos maçônicos preparam esse novo Homem para receber a Luz, o que fazem apresentando-o alegoricamente conforme exaram os seus respectivos rituais na primeira etapa da Iniciação.
No caso do REAA\, dentre outros, o candidato ao se apresentar com a calça da perna direita arregaçada até um pouco acima do respectivo joelho, está representando um homem despojado das vaidades terrenas – uma das condições para ser recebido maçom.
Essa alegoria na realidade é fruto haurido de teatros iniciáticos antigos e usados, conforme o ecletismo da Moderna Maçonaria, para construir pelos seus ritos e rituais o seu arcabouço doutrinário, sobretudo aqueles que constroem essa relação com base nos cultos e mitos solares da antiguidade – a morte e o renascimento da Natureza.
Em inúmeras dessas concepções antigas, quando o iniciado passava pela prova dos elementos, em especial a da Terra, ele era despojado dos costumes e vícios adquiridos durante a vida de até então. Em síntese era a preparação para a purificação pelos elementos, quando então era comum o candidato ser apresentado com partes do seu corpo desnudo, o que sugeria o desprendimento dos costumes mundanos.
No caso da Moderna Maçonaria, a exemplo do REAA\, esse costume ancestral é revivido quando o iniciado morre simbolicamente na Câmara de Reflexão (testamento filosófico) para mais tarde, já no Templo, renascer para a Luz, porém não sem antes estar despido das concepções mundanas que o afligiam.
Assim, no intuito de representar essa condição é que o candidato se apresenta com o pé direito descalço (respeito ao ambiente consagrado) e a perna direita desnuda até o joelho (humildade e desapego das coisas materiais).
É oportuno salientar que os procedimentos ritualísticos se diferem na Moderna Maçonaria conforme os seus ritos e trabalhos maçônicos, contudo a ideia é sempre a mesma, a de reconstruir um novo Homem e, esse novo Homem trará sempre consigo a virtude da humildade.

E.T. – qualquer menção aqui feita à Antiguidade como período da história da civilização humana, a mesma não tem a pretensão de sugerir existência de Maçonaria naquela época.


T.F.A.

PEDRO JUK



JULHO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário