sábado, 29 de julho de 2017

POSIÇÃO NA GENUFLEXÃO (AJOELHAR)

Em 02/06/2017 o Respeitável Irmão José Luiz Horner Silveira, Loja Renovação, 3.387, REAA, GOB-SC, Oriente de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, através do meu Blog, http://pedro-juk.blogspot.com.br solicita esclarecimentos.

FORMAS DA GENUFLEXÃO


Em primeiro lugar agradecer pelo seu blog, está muito bom mesmo, já era leitor seu na revista A Trolha e no saudoso JB News, mais uma vez venho a recorrer a sua sabedoria e conhecimento da Maçonaria em geral e do REAA. Segue abaixo minha dúvida.
SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO – Ritual de Aprendiz Maçom.
Como o candidato ajoelha com dois joelhos no Altar do 1° Vigilante para leitura da Oração pelo 1° Vigilante - Página 109;
Como candidato ajoelha com joelho esquerdo para juramento do candidato no Altar dos Juramentos – Página 131;
Como o neófito ajoelha com joelho direito para consagração - Página 135;
Como o Aprendiz ajoelha com joelho esquerdo para trabalhar na Pedra Bruta junto ao 1° Vigilante - Página 139;
SESSÃO MAGNA DE ELEVAÇÃO – Ritual de Companheiro Maçom.
Juramento e consagração a Companheiro (ajoelha com joelho esquerdo) – Página 85;
Primeiro trabalho como Companheiro na Pedra Cúbica (Ritual não informa qual forma de ajoelhar) – Página 88;
SESSÃO MAGNA DE EXALTAÇÃO – Ritual de Mestre Maçom.
Juramento como Companheiro (dois joelhos) – Página 112;
Juramento e consagração a Mestre (dois joelhos) – Página 128;
SESSÃO MAGNA DE INSTALAÇÃO – Ritual de Instalação.
Declaração de compromisso e de fidelidade do Venerável a ser Instalado diante do Altar dos Juramentos se posiciona de acordo com as formalidades do Rito (qual joelho?) – Neste momento estão Companheiros, Mestres e Mestres Instalados no Templo.
Momento da Oração – Página 54 – Somente Mestres Instalados no Templo, Venerável a ser Instalado diante do Altar dos Juramentos se posiciona de acordo com as formalidades do Rito (qual joelho?)
Juramento dos empossados – Página 91 - Irmãos que serão empossados diante do Altar dos Juramentos se posicionam de acordo com as formalidades do Rito (qual joelho?)

CONSIDERAÇÕES.

Genuflexão – do latim: geniculatio, onis, derivado de genu = joelho + flectere = dobrar; substantivo masculino menciona o ato de se ajoelhar, dobrar o joelho. Prática comum na Maçonaria em muitos dos seus atos e através dos seus ritos, geralmente é realizada nas iniciações e mudanças de graus, existindo inclusive em alguns costumes (Emulação, por exemplo) o “banco de ajoelhar” que é uma espécie de genuflexório. A genuflexão simboliza submissão e humildade.
O ato de se ajoelhar é costume adquirido dos tempos em que a igreja era protetora das Corporações de Ofício medievais o que acabou se estendendo até a Moderna Maçonaria, como é o caso do REAA\ e a atual prática especulativa da genuflexão feita com os dois joelhos pelo Candidato quando da oração feita em seu favor que ocorre junto à mesa ocupada pelo Primeiro Vigilante.
Já durante a tomada da Obrigação (juramento) e na Consagração do Aprendiz, o mesmo se coloca em genuflexão diante do Altar dos Juramentos com o joelho esquerdo sobre o chão. Essa mesma postura ele assume quando prestar o seu primeiro e o último trabalho na Pedra Bruta (na Iniciação e Elevação respectivamente).
Na Elevação, quando da tomada da Obrigação e Consagração, bem como do primeiro trabalho na Pedra Cúbica, o Companheiro coloca sobre o chão o seu joelho direito, enquanto que na Exaltação o Mestre, em posição genuflexa, coloca os dois joelhos sobre o chão.
Em síntese, no Rito em questão, no Juramento e Consagração o Aprendiz se ajoelha com o joelho esquerdo, o Companheiro com o direito e o Mestre com ambos. Isso se dá, segundo alguns tratadistas, porque em se estando de frente para o Oriente o joelho esquerdo corresponde ao lado Norte, lugar dos Aprendizes; o joelho direito ao lado Sul, lugar dos Companheiros e ambos os joelhos Norte e Sul onde o Mestre tem, além do Oriente, livre trânsito. Eu prefiro pensar que é apenas uma forma de diferenciar procedimentos por graus, porém essa é apenas a minha opinião.
Dados esses comentários, essa seria a forma correta de proceder à genuflexão nos três graus simbólicos do Rito Escocês, mas desafortunadamente muitos dos seus rituais em vigência apresentam contradições, cujas mesmas, eu prefiro pensar, que ocorreram por provável erro de digitação ou de impressão na confecção dos mesmos. Penso que é o caso do que foi mencionado a sua questão.
Já no que diz respeito à Instalação, pense que quem é instalado (toma posse) obrigatoriamente é um Mestre Maçom, portanto a genuflexão prevista na cerimônia deve ocorrer também com os dois joelhos, tal qual ele se posicionou na sua Exaltação – um Mestre Instalado é um Mestre Maçom que possui um título distintivo (honorífico) de Instalado, o que não é nenhum grau.
Quanto à posse dos Vigilantes, demais Dignidades e Oficiais da Loja a tomada de compromisso para o cumprimento do dever de ofício se dá com todos em pé diante do Altar dos Juramentos formando duas colunas. Os dois primeiros (Vigilantes), em pé, colocam a mão direita sobre as Luzes Emblemáticas enquanto que os demais descansam a sua mão direita no ombro (esquerdo ou direito – conforme previsto no Ritual) daquele que estiver imediatamente à sua frente.
Quem presta juramento (em genuflexão) é o Mestre que é Instalado na cadeira como Venerável Mestre da Loja, enquanto os demais, embora as formalidades diante do Altar dos Juramentos, apenas se comprometem a cumprir o seu dever de ofício.


T.F.A.

PEDRO JUK



JULHO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário