sexta-feira, 21 de julho de 2017

TRONO E ALTAR

Em 20/07/2017 o Respeitável Irmão Dalmo Luiz, Loja Concórdia, 0368, REAA. GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, solicita a seguinte informação:

TRONO E ALTAR


Gostaria de fazer uma pergunta sobre o local onde o Venerável, Vigilantes e Dignidades tem acento. Como deveríamos chamar; qual a definição e o porquê, pois têm Irmãos que chamam de trono, outros de altar.
Esta foi uma pergunta de um Aprendiz e a Loja ficou com duvida.
Aguardo seu retorno.

CONSIDERAÇÕES.
Em Maçonaria, no REAA\, apenas o que é ocupado pelo Venerável Mestre intitula-se Altar, enquanto que os Vigilantes, Orador, Secretário, Chanceler e Tesoureiro ocupam mesas.
Quanto ao Trono, por analogia o Trono da Sabedoria, é o nome figurado dado ao assento ocupado pelo Venerável Mestre por ele representar em Loja a Coluna da Sabedoria. Os demais em Loja ocupam cadeiras ou assentos juntos as suas respectivas mesas.
O Ritual do GOB já deveria ter arrumado essa controvérsia, posto que nos explicativos do próprio Ritual, quando se referem a esses lugares, mencionam o substantivo “mesa” – pode conferir.
Como mobiliários de uma Loja do REAA\, existem ainda o Altar dos Juramentos, que nada mais é do que uma extensão daquele que é ocupado pelo Venerável Mestre e existe o Altar dos Perfumes que embora apareça no ritual, na prática não possui serventia nenhuma, inclusive nem mesmo para ele existe oficialmente alguma liturgia que o envolva nas sessões das Lojas. Na verdade o Altar dos Perfumes é um enxerto de outro Rito que ali permaneceu por conta de uma cerimônia de sagração do Templo emanada de rituais especiais de algumas das nossas Obediências.
Infelizmente a profusão do vocábulo “altar” na Maçonaria tem servido mais para que alguns alimentem o seu imaginário e produzam especulações do que consagrá-lo como um elemento prático no simbolismo maçônico.
DEFINIÇÕES:
Altar, substantivo masculino (do latim: altare), primitivamente era uma pedra destinada aos sacrifícios oferecidos para a divindade. Adotado no cristianismo como altar-mor das suas igrejas, geralmente representado por uma grande mesa, o costume passaria também a influenciar a Moderna Maçonaria em alguns dos seus Ritos que o colocariam no Oriente da Loja, espaço esse similar ao Santo dos Santos do Templo de Jerusalém, já que esse Templo especulativamente acabou sendo uma das grandes alegorias da liturgia maçônica. Junto a esse Altar fica o Venerável Mestre da Loja e, originalmente eram ali tomados os juramentos; posteriormente em alguns ritos criou-se uma pequena mesa auxiliar considerada como extensão do Altar e que daria origem ao conhecido Altar dos Juramentos. Como extensão do Altar ocupado pelo Venerável Mestre, esse Altar fica no Oriente (embora alguns ritos o tivessem colocado no centro do Ocidente em desacordo com suas origens). A despeito dessas considerações é que genuinamente na Maçonaria o Altar, além da sua extensão mencionada, é apenas aquele que o Venerável Mestre ocupa durante as sessões. Os demais lugares na Loja que possuem um móvel, estes são designados como mesas.
Trono, substantivo masculino (do grego: thrómos = assento, pelo latim thronus) é o assento elevado que os soberanos utilizavam em ocasiões solenes; figuradamente menciona o poder, a autoridade, a soberania. Na grande maioria dos ritos maçônicos, trono tem sido a cadeira que fica junto ao Altar onde tem assento o Venerável Mestre da Loja. Na verdade o vocábulo “trono” em Maçonaria tem origem no Craft inglês que criou um ritual de Instalação do Mestre da Loja (Venerável), o que acabaria sendo imitado também por outros ritos. Foi através da criação desse ritual inglês, cuja encenação envolve simbolicamente a corte do Rei Salomão, que o Mestre da Loja acabaria ocupando figuradamente o Trono ao ser instalado como dirigente da Loja. Geralmente o Trono se destaca entre as outras cadeiras da Loja por possuir um espaldar mais alto e mais decorado - embora isso não seja uma regra. Apesar da sua origem, é suficiente a palavra “trono”, sem mencionar, como muitos o fazem, a expressão “de Salomão”. Assim, no Trono, único na Loja e que fica junto ao Altar senta-se exclusivamente o Venerável Mestre, ou o seu substituto legal. Eventualmente algumas Obediências e alguns ritos mencionam a colocação de duas cadeiras de honra posicionadas em cada lado do Trono, mas essas são designadas apenas como “cadeiras”.
Dando por concluída a sua questão, Altar é apenas aquele que é ocupado pelo Venerável Mestre em cujo qual se localiza um único Trono. Demais lugares na Loja que detém mobiliário denominam-se mesas, e nelas existem cadeiras (não tronos) para os seus ocupantes. Todos os demais assentos da Loja são cadeiras, a despeito de existir o nome figurado dado ao lugar dos Aprendizes e Companheiros no topo das Colunas do Norte e do Sul que ficaram conhecidos como “bancos”.

E.T. - Veja definições de Altar, Trono e Cadeira no Dicionário Etimológico Maçônico José Castellani - volumes respectivos - Editora Maçônica A Trolha.


T.F.A.

PEDRO JUK



JULHO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário