quarta-feira, 26 de julho de 2017

LUGAR DO COBRIDOR EXTERNO - REAA

Em 18/07/2017 o Respeitável Irmão André Malaman, Loja Filhos do Pelicano, 3.866, REAA, GOB-PR, Oriente de Cianorte, Estado do Paraná, solicita o seguinte esclarecimento.

LUGAR DO COBRIDOR EXTERNO.


Quando da entrada ao templo o Cobridor Externo tem que ficar prostrado já na coluna B ou na J? Pois pelo ritual vê-se a migração do Cobridor Externo para a Coluna J. Isso seria quando da saída do templo? Assumimos o cargo de Mestre de Cerimônias e o temos a premissa de cumprir o procedimento ritualístico à risca. Grato.

CONSIDERAÇÕES:

Durante a formação do préstito e o ingresso dos Irmãos no Templo, o Ritual de Aprendiz do REAA\ apenas menciona nessa oportunidade (página 21) que ele fica junto à porta do Templo, no Átrio, durante a abertura dos trabalhos. Posteriormente depois de declarada aberta a Loja, ele então ingressará no Templo e ocupará lugar no Ocidente ao lado Norte da Porta (página 51 do Ritual).
Já os Procedimentos Ritualísticos do GOB/PR, edição atualizada (2016), indica na sua página 14 que o Cobridor Externo durante a formação do préstito e entrada no Templo permanece no Átrio junto à porta no seu lado Sul, ou o lado correspondente a Coluna Vestibular J.
Essa posição do Cobridor Externo se dá somente no momento de entrada. Fechada à porta e tendo sido iniciada a Sessão ele permanece próximo à porta, ainda no Átrio, porém sem que seja necessária para ele, a partir daí, a permanência numa posição fixa. É aconselhável, entretanto, que ao se aproximar o momento do seu ingresso no Templo conforme especifica o Ritual mencionado na sua página 51, ele já esteja posicionado no Átrio ao lado Norte da porta (Coluna B) para facilitar o seu ingresso, a despeito de que, ingressando ele ocupará assento no Norte - simétrico à posição do Cobridor Interno que fica no Sul.
A explicação para que o Cobridor Externo se posicione no Sul do Átrio (próximo à Coluna Vestibular J) durante a entrada do préstimo conforme orienta os Procedimentos Ritualísticos, é apenas de caráter prático para a ação, já que geralmente entre as duas colunas formadas pelos que ingressam, ou próximo delas no lado norte pela parte externa da porta, fica o Mestre de Cerimônias comandando os deslocamentos e aguardando o momento para conduzir o Venerável Mestre ao Altar.
Ainda em relação ao Cobridor Externo, porém agora durante a retirada dos Irmãos do Templo após o encerramento dos trabalhos, ele permanece dentro do Templo e se retira junto com os demais Mestres que ocuparam o Ocidente. Não existe para ele nenhuma recomendação ritualística nessa ocasião.
Concluindo, vale a pena lembrar que o último Oficial a se retirar do Templo é o Cobridor Interno que, ao sair, literalmente fecha a porta do recinto.

E.T. – Para os Irmãos do GOB-PR continua a disposição os três volumes atualizados (2016) dos Procedimentos Ritualísticos – Aprendiz, Companheiro e Mestre do REAA\.

T.F.A.

PEDRO JUK


JULHO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário