terça-feira, 25 de julho de 2017

DÚVIDAS RITUALÍSTICAS - CIRCULAÇÃO DA BOLSA E OCUPAÇÃO DAS CADEIRAS DE HONRA - GOB

Em 20/07/2017 o Respeitável Irmão Emerson Melo, Venerável Mestre da Loja Fraternidade Águas Claras, 3.673, REAA, GOB-PR, Oriente de Goioerê, Estado do Paraná, solicita a seguinte informação:

DÚVIDAS RITUALÍSTICAS – COLETA E OCUPAÇÃO DE CADEIRAS DE HONRA.


O Irmão coordenador do Grão-Mestre da nossa região nos instruiu que o Irmão Mestre Cerimonia ao convocar os obreiros para entrarem no templo, após a convocação se posta na porta do templo na Coluna Norte, e no final da sessão também, está correto? Quanto a circulação no Saco de Propostas e Informações que ao coletar no do Venerável Mestre não se deve neste momento coletar de mais ninguém que esteja no trono, somente após quando for coletar no Oriente passará pelo trono de Salomão coletar dos Irmãos que estiverem ao lado do Venerável Mestre. A ordem seria está? Venerável Mestre, 1° Vigilante, 2° Vigilante, Orador, Secretário, Irmãos Cobridores, do lado esquerdo do Oriente passando pelo trono, depois lado direito, e vai ao ocidente, coleta Coluna do Sul de todos os Mestres independendo se sejam oficias, e depois continua.
Ainda sobre o assento do lado direito do Venerável Mestre obedecendo às faixas conforme decreto do Grão-Mestre, o assento da direita quando estiver o coordenador regional, este assento deverá ser oferecido a ele como representante do Grão-Mestre, ou ao Irmão Deputado ou outros pela faixa hierárquica. Alguns Irmãos dizem para representar o Grão-Mestre somente por decreto por ele destinado?

CONSIDERAÇÕES:
Mestre de Cerimônias – Ingresso e retirada. Após a bateria pedindo ingresso no Templo e a porta estar aberta, o Mestre de Cerimônias, ao centro, entre as duas colunas de Irmãos, do Átrio vai orientando o acesso conforme especifica o Ritual em vigência e os Procedimentos Ritualísticos do GOB-PR (2016). Assim ele ali permanece para conduzir por último o Venerável Mestre. Como oficial condutor, o Mestre de Cerimônias vai à frente do conduzido até o Oriente onde tem assento o Venerável.
Não está designado que o Mestre de Cerimônias fique no lado Norte conforme está mencionado na sua questão – vide o Ritual e os Procedimentos Ritualísticos. Dependendo do tamanho do recinto (às vezes reduzidos em alguns Templos) ele se posiciona de tal maneira que não atrapalhe o préstito.
No encerramento dos trabalhos, conforme também especifica os Procedimentos Ritualísticos do GOB-PR, ele comanda a saída organizada dos Irmãos do recinto posicionado dentro do Templo na Coluna do Sul próximo a porta.
Durante as circulações das Bolsas – De fato, mesmo que as duas Cadeiras de Honra estejam ocupadas, o primeiro a ser abordado é sempre o Venerável Mestre (não importando quem esteja ao seu lado), seguido dos Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes, Orador, Secretário, Cobridor Interno (o grifo é meu), os demais ocupantes do Oriente começando pelos que ocupam as cadeiras de honra, Mestres da Coluna do Sul, Mestres da Coluna do Norte, Companheiros, Aprendizes e, por último, auxiliado pelo Cobridor Interno, o próprio Oficial circulante (Mestre de Cerimônias ou o Hospitaleiro).
Grifei o cargo de Cobridor Interno porque já existe orientação da Secretaria Geral de Orientação Ritualística em Brasília (página da web - Ritualística – Grande Oriente do Brasil) para que a coleta seja feita apenas do Cobridor Interno nessa oportunidade e não mais “dos Cobridores”, sendo que o Cobridor Externo somente será abordado na circulação da bolsa junto com os Mestres que ocupam a Coluna do Norte.
No Oriente não existe regra para circulação, todavia durante o trajeto das Bolsas, segue-se por primeiro os seis cargos tradicionalmente mencionados no Rito. Nunca se faz coleta de outrem junto com a do Venerável, mesmo que estejam ocupadas as duas Cadeiras de Honra.
Outra opção: também é comum e de bom alvitre que durante a coleta no Oriente, após ter sido abordado o Cobridor Interno no Ocidente, que o oficial circulante faça a coleta por primeiro dos ocupantes do lado Norte oriental, inclusive daquele que estiver ocupando lugar na Cadeira de Honra no lado direito do Venerável, e por fim, do mesmo modo os do lado Sul oriental.
Ainda, no que diz respeito à coleta, afora a ordem dos seis primeiros cargos obrigatórios (Venerável, Vigilantes, Orador, Secretário e Cobridor Interno), para os demais cargos preenchidos, tanto no Oriente como no Ocidente, não existe ordem de precedência para coleta. Todos os que ocupam cargos serão abordados junto aos demais Mestres sem cargo. Isso se estende às outras autoridades e Mestres Instalados.
Ocupação de Cadeiras de Honra – O Decreto 1469 datado de 12/02/2016 menciona dentre outros a figura do “Delegado Regional” e não um “Coordenador Regional” e nem o “Representante do Grão-Mestre”.
Penso que se deve seguir irrestritamente o Diploma Legal e a sua ordem de precedência, lembrando que um Coordenador Regional, ou mesmo um “Representante” mesmo acompanhado de um Ato oficial não é o Grão-Mestre. Prova disso é a de que um Coordenador ou um Representante não recebe o malhete como é comumente recebido pelo Grão-Mestre.
Vale a pena mencionar que são apenas e tão somente duas as Cadeiras de Honra, uma à direita e outra à esquerda que serão ocupadas de acordo com o que preceitua o Decreto mencionado. Não é permitido colocar mais cadeiras além das previstas para se satisfazer “outras vontades”.
Penso que essa questão, se ainda suscitar dúvidas, deverá ser encaminhada a um “legislador maçônico” para produzir uma resposta coerente em relação à de que um Coordenador Regional ou um Representante do Grão-Mestrado possa usufruir o direito de ocupar uma das Cadeiras de Honra posicionadas ao lado do Trono, sobretudo a da direita do Venerável.
Eu não me acho apto para produzir uma afirmativa legal nesse sentido, embora eu, se porventura estivesse na condição de um Coordenador ou de um Representante, jamais me preocuparia em ocupar uma cadeira ao lado do Venerável, salvo se a ocasião exigisse extrema e comprovada necessidade. Imagino que autoridades e Irmãos com direito a assento no Oriente poderiam perfeitamente ocupar esse espaço, porém abaixo do sólio, deixando as duas Cadeiras de Honra apenas para os Grão-Mestres ou, nas suas ausências aos seus Adjuntos, ou ainda ao Delegado do Grão-Mestre Geral no Estado da Federação que porventura não exista ainda Grande Oriente Estadual – mas essa é apenas a minha opinião.
Eu não consigo compreender o porquê de numa Instituição que se ampara na virtude da discrição e da humildade, ainda fiquem alguns preocupados em ocupar lugares no Oriente da Loja e, em especial, junto ao Venerável Mestre.
A propósito, nunca é demais lembrar que orientações sobre liturgia e ritualística quando essas suscitarem dúvidas, mesmo após terem sido consultados os cadernos de Procedimentos Ritualísticos do GOB-PR, há que se recorrer então à Secretaria Estadual de Orientação Ritualística (obviamente que estou me referindo às Lojas do GOB-PR).



T.F.A.

PEDRO JUK

JULHO/2017



2 comentários:

  1. Meu irmão, quando o irmão fala que o Mestre de Cerimônias, para conduzir a saída dos irmãos do templo, deve ficar próximo a porta, na coluna do sul, não está errado? Próximo a porta na coluna do sul, no momento da saída, não é o local onde ficar o Cobridor Interno? Caso seja certo o posicionamento do Mestre de Cerimônias próximo a porta, na coluna do sul, onde deve ficar o Cobridor Interno nesse momento?

    ResponderExcluir
  2. Em hipótese alguma eu mencionei que o Mestre de Cerimônias ocupa o lugar do Cobridor Interno. Eu mencionei na Coluna do Sul próximo à porta. Para ficar próximo à porta não precisa ocupar o lugar do Cobridor, mas nas cercanias da saída. Às vezes eu penso que na nossa Ordem existe um excesso de preciosismo.

    ResponderExcluir