terça-feira, 3 de outubro de 2017

DESFAZER O SINAL NA BATERIA

Em 07.07.2017 um Respeitável Irmão que pede para não ser identificado, praticante do REAA, GOB, solicita a seguinte informação:

DESFAZER O SINAL NA BATERIA


Estamos com uma dúvida, que já foi sanada pelo Irmão (...), porém, eu não concordo. O referido Irmão disse que, estando à Ordem, quando for fazer a bateria, na abertura das sessões, pois no encerramento o Livro da Lei já está fechado e não se deve ficar a à Ordem, devemos em um movimento só, tirar a mão do pescoço e já fazer a bateria. Eu entendo que estando à Ordem, a única maneira de desfazer, é pelo sinal penal, e depois se faz a bateria. Porém, como é um achismo meu, consulto o nobre irmão.

CONSIDERAÇÕES.

Já fiz inúmeros comentários a respeito.
Não se desfaz o Sinal composto, seja ele Gut\, Cord\ ou Ventr\ diretamente para outra prática. Composto o Sinal ele é obrigatoriamente desfeito pela pena simbólica relativa.
Assim, durante a abertura dos trabalhos, atendendo a ordem do Venerável na prática do “pela Saud\, pela Bat\ e pela Aclam\”, faz-se a saudação pelo Sinal e antes de se voltar à Ordem, executa-se primeiro a bateria na forma de costume. Posteriormente volta-se à composição do Sinal e pronuncia-se a aclamação.
Voltar à Ordem antes da Bat\ é mero excesso de preciosismo e não acrescenta nada na ritualística. 


T.F.A.

PEDRO JUK


OUT/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário