sexta-feira, 13 de outubro de 2017

FALAR À VONTADE

Em 01/09/2017 o Respeitável Irmão João Pires Castanho, Loja Fraternidade Sãoroquense, 3.931, REAA, GOSP/GOB, Oriente de São Roque, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

FALAR À VONTADE


Vejo em muitas Lojas uma situação que me causa dúvidas, quando se faz uso da palavra o Irmão compõe o Sinal de Ordem e faz as referencias de praxe, e quando vai começar a falar o Venerável o dispensa do Sinal, ao terminar sua fala, vejo que a maioria, pra não dizer todos, compõe novamente o Sinal e o desfaz antes de sentar. Minha interpretação é que existe aí uma confusão, pois na verdade o Irmão deveria falar à Ordem, e ao terminar desfazia o sinal e sentaria. Não vejo lógica para compor e desfazer o Sinal ao sentar-se. Gostaria que o Irmão me esclarecesse essa questão.

CONSIDERAÇÕES.

O que realmente não tem muita lógica é o que muitos Veneráveis Mestres andam fazendo por aí quando indiscriminadamente ficam dispensando o Sinal para aqueles que usam a Palavra sem qualquer motivo.
Na realidade estão transformando um procedimento ocasional em um corriqueiro.
A regra no REAA\ é a de que quando um obreiro estiver em pé e parado em Loja aberta ele estará obrigatoriamente à Ordem (corpo ereto, pés em esq\, compondo o Sinal).
Assim, quando alguém estiver em pé e parado, no caso usando a palavra, esse alguém fica à Ordem. Concluindo a sua fala, ele desfaz o Sinal pela pena simbólica e senta - é bom que se diga que isso não é saudação.
Ocorre que em poucas e determinadas situações o Venerável pode, ao seu juízo, em casos excepcionais dispensar o Sinal para que o obreiro fale respeitosamente à vontade. Mas isso não é regra, é exceção.
Caso essa dispensa de Sinal seja realmente necessária e venha ocorrer, o usuário da palavra depois de à Ordem ter se dirigido à Loja protocolarmente e tiver recebido autorização do Venerável desfaz o Sinal na forma de costume e usa a palavra. Concluído o seu pronunciamento, imediatamente o protagonista volta à Ordem, desfaz o Sinal e, por fim, toma assento novamente. Volto a repetir: isso não é saudação.
A atitude de voltar à Ordem ao final do pronunciamento e antes de sentar é porque no início, antes de receber autorização para falar à vontade, o protagonista estava compondo o Sinal de Ordem. Note que ele só o desfez depois de autorizado para fazer em seguida o seu pronunciamento.
Nesse sentido, é por isso que o obreiro imediatamente antes de retomar seu assento, recupera o Sinal de Ordem e o desfaz na forma de costume.
É esse o procedimento correto para aquele que eventualmente recebeu autorização para falar à vontade.
Ratifico que os Veneráveis não devem tornar esse um ato corriqueiro, pois salvo se por comprovada necessidade, “ficar à vontade” é mais um atentado contra a ritualística do que uma medida prática e salutar.
No REAA\ quem fala em pé deve falar à Ordem, pois afora ser uma regra tradicional do Rito, ela serve também para que um obreiro, com o Sinal composto, abrevie o suficiente seu pronunciamento (provavelmente pelo desconforto que traz a posição corporal). Já estando ele “à vontade” o desconforto fica mesmo é para os ouvidos alheios que, em não raras vezes, têm que aguentar intermináveis palavreados providos de rançoso lirismo. Estar à Ordem também evita esses excessos.

T.F.A.

PEDRO JUK



OUT/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário