quinta-feira, 5 de outubro de 2017

LOJA A CÉU ABERTO

Em 12/07/2017 o Respeitável Irmão Homero Luiggi Pedrollo, Loja Acácia Joinvilense, 1937, REAA, GOB-SC, Oriente de Joinville, Estado de Santa Catarina, solicita informações para o seguinte:

SESSÃO A CÉU ABERTO


Tomo a liberdade deste e-mail em busca de informações. Pois bem, tenho intenção de realizar uma sessão a céu aberto (literalmente), e por aqui não tenho conhecimento d
e já ter sido feito.
Pelo que encontrei na internet, em SP isso não é novidade, pois tem relatos de algumas Lojas que já o fizeram. Então, gostaria se possível, de mais informações e de como proceder para tal intento, se isso é possível.
Se for uma sessão regular, se é necessário autorização do Grão-Mestre, etc... Obviamente que será feita em local longe das vistas e ouvidos de profanos, e com um mínimo de decoração e elementos ritualísticos.
Busco informações para possuir argumentação tanto junto a minha Loja tanto quanto junto ao Grão Mestrado se for o caso.

CONSIDERAÇÕES.

Não creio que seja eu a pessoa mais indicada para lhe dar esse tipo de informação, mas em todo caso, seguem pelo menos os meus comentários, embora não muito simpáticos à causa.
Entendo que sessões ritualísticas maçônicas são realizadas pelas Lojas em ambiente fechado, ou coberto das vistas e ouvidos de não iniciados ou de Irmãos que porventura ainda não possuam grau suficiente para assisti-las.
Além do mais, a praxe da Moderna Maçonaria é que os recintos dos Templos onde se realizam as Sessões Maçônicas exclusivas para maçons, tenham passado pela cerimônia de consagração do espaço comumente conhecida como Sagração de Templo, cuja qual é realizada por ritual próprio e consignada por Ato do Grão-Mestre da Obediência.
Não vou entrar no mérito da legalidade litúrgica e ritualística de uma sessão maçônica e nem na tradição histórica da sua cobertura relativa aos trabalhos, salvo em lembrar que o sigilo é um dos mais importantes Landmarks da Ordem.
Não sou incentivador desse tipo de sessão (a céu aberto), assim sugiro ao Irmão que busque informações na sua Obediência estadual sobre possibilidade dessa realização, mesmo que a distância dos olhos e ouvidos dos não iniciados.
Eu particularmente não encontro nenhum motivo que agregue conhecimento e aperfeiçoamento em se realizando uma sessão maçônica num ambiente que não tenha passado pelas exigências que lhe conferiram a dignidade da consagração.
Espero que o Irmão compreenda a minha posição, já que sou parte da corrente autêntica da Maçonaria e, nesse sentido, não vejo com bons olhos sessões maçônicas ritualísticas realizadas em ambientes que não próprios para tal.

T.F.A.


PEDRO JUK



OUT/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário