segunda-feira, 23 de outubro de 2017

TRATAMENTO DO VENERÁVEL SUBSTITUTO

Em 02/08/2017 o Respeitável Irmão Gedir Sardino Lima, Loja Prof. Hermínio Blackman, 1.762, sem mencionar o nome do Rito e Obediência, Oriente de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, solicita o seguinte esclarecimento:

TRATAMENTO DO VENERÁVEL SUBSTITUTO.


Caso possa favor responder: Que tratamento deve ser dado a um Mestre Ma
çom 1º Vigilante de ofício quando presidindo uma sessão na ausência do Venerável Mestre. Segue-se o ritual chamando-o de Venerável Mestre? Ou dá-se outro tratamento. O fato de estar presidindo uma sessão dá a ele o direito de ser chamado de Venerável Mestre?

CONSIDERAÇÕES

Deixemos os excessos de preciosismo de lado.
O substituto precário é tratado também como Venerável Mestre. Esse é apenas um tratamento surgido por uma situação em que o Venerável de ofício está ausente, portanto quem dirige a Loja nessa oportunidade é assim tratado, a despeito de que essa situação não dá ao substituto legal a condição de ser o Venerável Mestre de ofício (definitivo).
Tratar o substituto como Venerável é de fato trata-lo pelo cargo que eventualmente ele está exercendo naquela oportunidade.
Assim, não existe nenhum tratamento especial para essa ocasião.
Além do mais é sabido que se porventura houver impedimento definitivo do Venerável Mestre, realiza-se uma nova eleição e, por conseguinte uma nova instalação ou, se for o caso, uma reassunção.


T.F.A.

PEDRO JUK


OUT/2017

2 comentários:

  1. Nesse caso ele (1°Vig.'.) Usara os paramentos de 1°Vig.'. Ou do VM?

    ResponderExcluir
  2. Se ele for um Mestre Instalado poderá usar sua própria joia. Caso seja um Primeiro Vigilante não istalado, usa apenas a joia do cargo de Venerável que deve ficar a disposição e não como muitos Veneráveis fazem carregando-a junto com os seus paramentos.

    ResponderExcluir