quinta-feira, 5 de outubro de 2017

T.'. DO MESTRE MAÇOM

Em 11/07/2017 o Respeitável Irmão Wollfgang Riedtmann, Loja Luz da Acácia, REAA, GOB-SC, Oriente de Jaraguá do Sul, Estado de Santa Catarina, formula a seguinte questão:

T.'. DO MESTRE


Tenho dúvida como realmente se faz o T\ no que diz respeito faz-se também formando o primeiro ponto (a g\) e voltando os pp\ t\ vv\ à d\ e à e\, (dúvida) ao mesmo tempo em que se pronunciam as ssílab\ da Pal\ Sagr\. Desde já agradeço.

CONSIDERAÇÕES.

Originalmente o T\ de Mestre impreterivelmente é dado pelos C
\ PP\ PP\ da Maçonaria - antigamente do Companheirismo. O T\ nunca deveria ser dado por um só dos PP\, porém pelos C\ de uma só vez, já que eles se originam na teatral representação da lenda Hirâmica.
Infelizmente a preguiça latina inventou esse agente facilitador (de g\ os pp\), que nada mais é do que um péssimo exemplo de “cortar caminho” para ganhar tempo em nome da preguiça.
Esse g\ dos pp\ em forma de G\, além de ser um artifício capenga, ainda por cima dissemina a pronúncia equivocada da Pal\ Sagr\ ao prevê-la silabada, quando na realidade, por questão iniciática, ela deveria ser transmitida diretamente (sem silabar). Aliás, silabar a Pal\ Sagr\ é artifício do Companheiro.
Infelizmente essa forma reduzida está ainda prevista no nosso Ritual, o que, mesmo de modo contraditório, faz com ela legalmente exista e tem feito com que inadvertidamente muitos Mestres incautos saiam por aí formando a G\ sem a devida prudência que lhe propõe o Terceiro Grau.
Não sei bem qual é a dúvida do Irmão, mas em síntese esse T\ reduzido é feito simplesmente com os protagonistas somente formado entre eles a G\ (sem os demais pontos) e movendo (g\ em meia-volta) respectivamente os pp\ por t\ vv\ para a d\ e para a e\. A cada g\ com os pp\ e mm\ dadas em forma de G\, o que estiver transmitindo a Pal\, transmite-a sussurrada e silabada. Insisto, embora previsto, esse procedimento não é o correto.

E\T\ - o excesso de abreviação inserido no texto se deu por motivos óbvios.

T.F.A.

PEDRO JUK


OUT/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário