quarta-feira, 4 de outubro de 2017

COLETA DO COBRIDOR NO GIRO DA BOLSA

Em 11.07.2017 o Respeitável Irmão Lourival Neves Figueiredo, membro da Loja Cidade Azul, 2.779, REAA, GOB-SC, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, apresenta a questão seguinte:

COLETA DO COBRIDOR


Não querendo abusar de seu grande conhecimento em ritualística e devido à dúvida sobre a abordagem pelo Irmão Mestre de Cerimônias e Irmão Hospitaleiro com relação ao Saco de Propostas e Informações e o Tronco de Beneficência, aos Irmãos Cobridores, gostar
ia de sua orientação com relação a essa ritualística. O Irmão Cobridor Externo deverá ser abordado logo após o Irmão Cobridor Interno ou apenas no mesmo momento da abordagem dos Mestres? Eu possuo arquivos com suas respostas onde há interpretação diversa, porém também sei quanto é difícil essas interpretações que por muitas vezes são provocadas por falhas em nosso Ritual.
Nossa Loja adotou em seu Tempo de Estudos, o Momento Ritualístico, onde a Comissão de Ritualística sempre leva ao conhecimento dos Irmãos explicações sobre o procedimento ritualístico que em sua grande maioria é inspirado em suas respostas às perguntas dos Irmãos.

CONSIDERAÇÕES.

Pois bem Mano, de fato muitas vezes nas nossas respostas surgem contradições, não por nossa vontade, mas pelo que vem escrito nos nossos rituais.
Somos, por força de Lei, obrigados a seguir as determinações exaradas.
No caso da circulação da bolsa e a abordagem primeira dos seis primeiros cargos no REAA\ deles, o último a ser abordado é o Cobridor Interno, ficando o Externo para ser abordado junto com os demais Mestres da Coluna do Norte.
Em se tratando do Ritual em vigência no GOB\ já existem exemplares corrigidos apontando não mais para “cobridores”, mas para apenas o Cobridor Interno entre os seis primeiros cargos.
Mesmo para os exemplares mais antigos (2009), existe orientação no site da Secretaria Geral de Orientação Ritualística no Poder Central em Ritualística – Grande Oriente do Brasil, que já corrige o equívoco das primeiras impressões. Isso pode ser constatado em se acessando o site mencionado, desde que o consultor possua o GOB CARD.
Então, apenas no intuito de ratificar esse procedimento, a abordagem obrigatória dos seis primeiros cargos é a seguinte: Venerável Mestre e Vigilantes consecutivamente; Orador, Secretário e Cobridor Interno; demais ocupantes do Oriente; os Mestres do Sul e os do Norte (nessa ocasião também o Cobridor Externo), Companheiros, Aprendizes e, por último o próprio Oficial circulante ajudado pelo Cobridor Interno.

T.F.A.

PEDRO JUK


OUT/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário