segunda-feira, 9 de outubro de 2017

EM PÉ OU SENTADO NO ORIENTE?

Em 17/07/2017 o Respeitável Irmão Domingos (assim se identifica), Loja Tríplice Aliança, 3.277, REAA, GOB-PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná, solicita o seguinte esclarecimento.

EM PÉ OU SENTADO NO ORIENTE?


Gostaria de uma consulta de um tema que foi discutido em minha Loja. No procedimento Ritualístico do 1º Grau, na Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular, quando aberta no Oriente, diz que “Concedida à palavra, o Irmão poderá falar sentado.” Sempre soube que as Dignidades poderiam falar sentadas. Ocorre que em sessão ordinária, temos Mestres Instalados que falam sentados e sem qualquer formalidade. Fica muito estranho. Está certo o procedimento deles? Que base legal em ritualística existe nesse sentido?

CONSIDERAÇÕES.

O que exara o manual de Procedimentos Ritualísticos está absolutamente correto. Isso é norma consuetudinária no REAA\.
Salvo se o ritual previr o contrário, qualquer ocupante do Oriente pode falar sentado, entretanto se ele preferir falar em pé, deve se posicionar à Ordem. Essa regra não se aplica apenas às Dignidades, mas a todos os ocupantes do quadrante oriental. Mesmo o Venerável Mestre, se preferir falar em pé, deve deixar o malhete e compor o Sinal na forma de costume.
Já no Ocidente, ao contrário todos falam em pé. A exceção é para os Vigilantes que podem falar sentados, salvo nas ocasiões em que o ritual determine o contrário. Do mesmo modo que o Venerável, estando em pé, os Vigilantes deixam o malhete e compõe o Sinal com a mão, ou mãos conforme o caso.
A base legal é, além do próprio manual de Procedimentos editado por um Decreto do Grão-Mestre do GOB-PR, também a tradição, uso e costumes do Rito que, desde a elevação e demarcação do Oriente ocorrida no século XIX na França com o advento das hoje já extintas Lojas Capitulares, ficou estabelecida essa regra privilegiando os ocupantes da banda oriental da Loja. É o mesmo preceito que não admite telhamento àqueles que ali ocupam lugar.


T.F.A.

PEDRO JUK
Secretário Estadual de Orientação Ritualística

OUT/2017


5 comentários:

  1. Poderia indicar uma referencia bibliografica que confirme o exposto no texto?

    ResponderExcluir
  2. Autores com José Castellani, Francisco de Assis Carvalho, Theobaldo Varolli Filho, rituais franceses do século XIX e meados do XX, história do simbolismo do REAA e as Lojas Capitulares (vide Grande Oriente da França), etc.

    ResponderExcluir
  3. Poderia citar um livro específico para que eu busque essa informação?

    ResponderExcluir
  4. Curso Básico de Liturgia e Ritualística - José Castellani. REAA, História, Doutrina e Prática - José Castellani (nele existe extensa bibliografia).

    ResponderExcluir