Em 01.04.2024 o Respeitável Irmão Ivanio Crusaro, Loja Valdez Pereira, 4077, REAA, GOB-PA, Oriente de Paragominas, Estado do Pará, faz a pergunta seguinte:
INGRESSO NO TEMPLO
Estou filiado ao GOB recentemente
Venho de Iniciação da Grande Loja, onde também pratica REAA.
Já acompanhei em postagens suas, perguntas de quem pode ingressar no templo antes do início de uma sessão, onde fala, sobre que pode ingressar o Cobridor Interno e o Mestre de Harmonia.
Gostaria de saber se mais algum Irmão pode ingressar antes do início das sessões;
Como Mestre de Cerimônia, ou Arquiteto Decorador?
CONSIDERAÇÕES.
Trata-se do ingresso no templo que e conduzido pelo Mestre de Cerimônias para a abertura dos trabalhos, conforme prevê o Ritual de Aprendiz Maçom, REAA.
O ritual em vigência (edição 2024) orienta para que antes de o M∴ de Cerimônias bater à porta para o ingresso do préstito, já devem estar dentro do templo o Cobridor Interno (obviamente para abrir a porta) e o M∴ de Harmonia, para fazer soar música apropriada nas Lojas que adotam este procedimento.
À vista disso, antes da entrada do préstito o Cobridor Interno e o Mestre de Harmonia já devem estar dentro do recinto.
No tocante à preparação do templo para os trabalhos, o oficial encarregado deste ofício é o Arquiteto, o qual deve cumprir a sua missão antes da formação do préstito. Depois deve se retirar para integrar ao préstito formado pelo Mestre de Cerimônias.
Mediante a isto, não existe nenhuma objeção para que o Arquiteto ingresse antes no templo, pois ele deve cumprir a sua missão.
Ao concluir, vale lembrar que o GOB o oficial encarregado de preparar o templo para os trabalhos chama-se apenas Arquiteto, não Arquiteto Decorador. Sua joia distintiva é uma trolha (colher de pedreiro) dourada. Muitas vezes, na ausência do Arquiteto, é o Mestre de Cerimônias quem prepara o templo.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
DEZ/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário