Em 27/03/2024 o Respeitável Irmão André Roque, Loja Barão do Rio Branco, 03, REAA, GOIPE (COMAB), Oriente de Arcoverde, Estado de Pernambuco, apresenta a dúvida seguinte:
POSIÇÃO DO ESQUADRO E DO COMPASSO
Gostaria de pedir ao Irmão que nos dê uma instrução quanto ao posicionamento do Esquadro e do Compasso no Altar dos Juramentos quando estes ficam sobre o Livro da Lei. Na verdade, o posicionamento está claro para nós o que preciso é uma explicação de o porquê do posicionamento deles. No Grau de Aprendiz o que significa o Esquadro por cima do Compasso, no Grau de Companheiro o porquê de eles serem entrelaçados e no Grau de Mestre o porquê de o Compasso ficar por sobre o esquadro.
CONSIDERAÇÕES:
Em que pese a representação individual cada um destes dois objetos, o Esq∴ e o Comp∴ só se apresentam unidos em Loja.
Ambos, somados ao Livro da Lei, formam as Três Grandes Luzes Emblemáticas da Maçonaria (conotação latina), ou as Luzes Maiores (conotação anglo-saxônica).
Neste conjunto emblemático e ternário, o Livro da Lei simboliza o código de moral que guia o iniciado pelas veredas da vida e o Esq∴ e o Comp∴, respectivamente, são a matéria e o espírito.
Neste cenário, o Comp∴, é o símbolo da justa medida e corresponde à espiritualidade humana (passível de aprimoramento). Leva também título simbólico de instrumento da Criação.
No que se refere ao Esq∴, ele é o símbolo da materialidade humana que é onde o iniciado deve trabalhar em busca do seu aperfeiçoamento, ético e moral. É o símbolo da retidão de caráter; é a vereda dos justos.
Quanto à união do Esq∴ ao Comp∴, a alegoria representa o estágio em o iniciado se encontra na jornada iniciática. Assim, no 1º Grau, a matéria ainda latente, se sobrepõe ao espírito – apenas três das nove luzes litúrgicas ficam acesas na Loja de Aprendiz. No 2º Grau, mais luzes litúrgicas são acesas no ambiente. Significa que o operário está mais qualificado pelas instruções recebidas. Esotericamente menciona que o espírito começa a se equilibrar em relação à matéria. A alegoria demonstra sensatez, e é a razão pela qual uma das pontas do Comp∴ (espiritualidade) aparece liberta da materialidade (Esquadro). Finalmente o Comp∴, com as suas duas pontas definitivamente livres, sobre o Esq∴, exprime simbolicamente que o homem iniciado foi aprimorado conforme as exigências da Arte. Esotericamente é o espírito que se liberta das convicções mundanas. Representa a plenitude maçônica alcançada no 3º Grau.
T.F.A.
PEDRO JUK.
http://pedro-juk.blogspot.com.br
DEZ/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário