Em 28/03/2024 o Respeitável Irmão Eliberto da Silva Carvalho, Loja Acácia, 0177, REAA, GOB-RJ, Oriente de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a pergunta seguinte:
USANDO A PALAVRA
Minha dúvida é a seguinte: Quando a sessão está em andamento e chega na Palavra a bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular, e um irmão pede a palavra e, após autorizado, ele saúda: Venerável Mestre, Irmão 1º Vigilante, Irmão 2º Vigilante e se manifesta ou também pode usar a expressão Luzes e fazer uso da palavra?
CONSIDERAÇÕES:
Quanto à questão, tanto faz, o usuário da palavra pode se dirigir à Loja (isso não é saudação) mencionando genericamente: - Luzes, Autoridades, meus Irmãos..., como pode mencionar: - Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes, Autoridades, meus Irmãos.
Estas são as duas maneiras recomendáveis para se dirigir à Loja quando do usa da palavra.
Não se recomenda nominar uma a uma as autoridades presentes, bastando que se diga "Autoridades", ou "Ir∴ Fulano de Tal”, autoridade a quem peço permissão para cumprimentar as demais.
Não se deve confundir, modo protocolar de se dirigir à Loja com saudação maçônica. Vale lembrar que saudação em Loja é feita apenas ao Venerável Mestre na entrada e saída do Oriente ou às Luzes da Loja quando do ingresso formal (pela Marcha do Grau), ou ainda, quando alguém se retirar definitivamente antes do encerramento (vide a página 43 do ritual de Aprendiz, REAA, edição 2024).
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
DEZ/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário