quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

CIRCULAÇÃO DOS DIÁCONOS NA MESMA COLUNA

Em 14.04.2024 o Respeitável Irmão Carlos Alberto Paes, Loja Paz e Concórdia, 26, REAA, GLMET (CMSB), Oriente de Araguaína, Estado do Tocantins, apresenta a dúvida seguinte:

 

CIRCULAÇÃO DO DIÁCONO

 

Recentemente em nossa Loja surgiu uma dúvida: ao receber a Palavra do Ven Mestre, o 1º Diácono deve, após fazer o giro circular do Or para o Oc, obrigatoriamente, passar por trás da mesa do 1º Vig para lhe repassar a Pal, ou pode seguir diretamente de seu posto até o1º Vig, sem a necessidade de passar por trás de sua mesa? Da mesma forma, o 2º Diácono, ao receber a Pal do 1º Vig.·., também deve passar por trás da mesa do 2º Vig para lhe repassar a Pal ou pode se postar diretamente à frente do mesmo, sem a necessidade de passar por trás de sua mesa e se postar à frente? Faço esses questionamentos porque em nossa Loja, o espaço entre as mesas dos VVig é pequeno e, principalmente, no caso da mesa do 2º Vig.·., o espaço praticamente não permite a passagem do 2º Diácono. De antemão, agradeço se puderes me responder.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Sob o ponto da originalidade do REAA, circulação horária em Loja só existe no Ocidente quando alguém passa do Norte para o Sul ou vice-versa.

Na mesma Coluna não existe circulação. Especialmente esta invenção de se ficar girando em torno das mesas dos Vigilantes.

Nesse contexto, a regra é que as Luzes devam ser sempre abordadas pelo seu obro direito.

Assim, no caso da transmissão da palavra, cumprida a sua missão, o 1º Diácono retoma ao seu curso diretamente pelo Norte em direção ao Oriente, isto é, sem precisar passar por trás da mesa do 1º Vigilante. A mesma regra se aplica com o 2º Diácono, quando ele levar a palavra do 1º até o 2º Vigilante. Enfim, os Diáconos não precisam passar pela retaguarda dos Vigilantes.

Nesse sentido, não sei o que determina o seu ritual.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2024

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário