domingo, 8 de dezembro de 2024

ORIENTE E OCIDENTE - COMO SE DIRIGIR À LOJA - REAA

Em 28/03/2024 o Respeitável Irmão Helder Vasconcelos, Loja Fraternidade Palmarense, 01, GLMPE (CMSB), Oriente de Palmares, Estado de Pernambuco, apresenta a dúvida seguinte:

 

ORIENTE E OCIDENTE. DIFERENÇA DE COMO SE DIRIGIR À LOJA

 

Dúvida pessoal, não refletindo questionamento da Loja e/ou da Potência.

Olá, meu Irmão Pedro Juk!

Com base no REAA, como encarar a seguinte afirmativa, em relação a forma protocolar de se dirigir à assembleia: "todos os OObr, quando usarem a palavra, estando no Oc, deverão 'saudar' apenas as Luzes... caso esteja no Or, ao usarem a palavra, devem obrigatoriamente 'saudar' a todos na ordem hierárquica de precedência".

Existe, em seu sentir, razão ritualística e/ou simbólica em diferenciar a forma de se dirigir à assembleia em razão do lugar de quem fala (Or ou Oc)?

Desde já, meu muito obrigado pela atenção.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                 No REAA, tanto quem estiver no Oriente ou no Ocidente, ao se dirigir protocolarmente à Loja, inicialmente se dirige às Luzes da Loja (Venerável, 1º e 2º Vigilantes), depois às Autoridades, sem a necessidade de nominá-las uma a uma, e genericamente aos demais Irmãos.

Quem estiver nas Colunas, assim como no Oriente, não precisa se dirigir individualmente a cada uma das Autoridades presentes, e nem mesmo os seus cargos. Basta que se em nome de uma, as demais sejam saudadas.

Assim, para o bem da fluidez e coesão dos trabalhos, recomenda-se a que for fazer o uso da palavra se dirigir por primeiro às Luzes da Loja (os que detêm o malhete), depois, em nome de uma das Autoridades saudar as demais presentes e, finalmente, de modo genérico, aos demais Irmãos.

Neste contexto, antes é preciso se ter em conta que o maçom é um operário que se notabiliza pela clareza com que se pronuncia e pela objetividade das suas palavras (Gramática, Retórica e Lógica).

À vista disso, durante o uso da palavra é dispensável os excessos de preciosismo de se ficar nominando uma a uma as autoridades e seus cargos. É verdade que não existe nada que proíba outras formas de se dirigir à Loja, no entanto, apela-se para o bom senso e o respeito para com a paciência dos demais.

Ao concluir, reitero: tanto no Oriente como no Ocidente a forma protocolar de se dirigir à Loja é igual.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário