segunda-feira, 11 de outubro de 2021

POSSE DE GRÃO-MESTRES E VENERÁVEIS MESTRES NAS DATAS SOLSTICIAIS. POR QUÊ?


Em 30.03.2021 o Respeitável Irmão Josivan Gonçalves Paiva Carmo, Loja Verdadeira Luz, 06, GLEGO (CMSB), sem mencionar o nome do Rito, Oriente de Rio Verde, Estado de Goiás, apresenta a seguinte questão:

 

POSSE NA DATA SOLSTICIAL

 

A eleição das Lojas e posse da nova diretoria geralmente se dão próximo ao solstício de inverno e não coincidem com ano civil. Existe algum sentido ritualístico ou trata-se somente de costume, visto que isto causa até certa dificuldade contábil.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Antes, porém, é bom observar que a Maçonaria, via de regra, se baseia nos


solstícios e equinócios pertinentes ao hemisfério Norte da Terra, isso porque foi na meia-esfera Norte do nosso planeta o seu berço de nascimento.

Assim, as datas comemorativas principais se dão no solstício de verão ao Norte, próximo ao dia de João, o Batista e no de inverno, no Norte, próximo ao dia de João, o Evangelista.

As origens dessas comemorações advêm dos tempos da Maçonaria primitiva quando as corporações de ofício, por conta da influência do clero, comemoravam as datas solsticiais.

Isso ocorria no verão em face à época apropriada para o trabalho, e no inverno como época imprópria às atividades do ofício pelas agruras da estação. No inverno era época de descanso quando os obreiros eram pagos e dispensados até a primavera que se aproximava para o reinício das atividades. Nessas datas solsticiais é que comumente admitiam-se novos operários no ofício.

Por mérito disso é que essas festas patronais se davam nas datas comemorativas ao dia de João, o Batista em 24 de junho (verão no Norte) e ao de João, o Evangelista em 27 de dezembro (inverno no Norte).

Dado a esse costume é que as lojas (oficinas de trabalho da época) ficariam consagradas como as Lojas de São João – durante as admissões que coincidiam com as datas comemorativas aos Joões, os admitidos prestavam obrigação sobre o evangelho de São João.

Mais tarde, com a transição da Maçonaria Operativa para a Maçonaria dos Aceitos (especulativa), esse costume se conservou, tanto que o marco da Moderna Maçonaria, que se deu com a fundação da Primeira Grande Loja em Londres e Westminster, ocorreu na Inglaterra em pleno verão no dia de São João Batista a 24 de junho de 1717.

Com a fundação da Primeira Grande Loja, inaugurava-se assim o primeiro sistema obediencial no mundo, isto é, apareceria a figura de um Grão-Mestre como dirigente geral da Grande Loja.

Por conta de a fundação da Grande Loja e a posse do 1º Grão-Mestre se darem no dia 24 de junho, esse costume acabou se perpetuando na Moderna Maçonaria, a despeito de que atualmente a maioria das Obediências consagram o dia de posse do seu Grão-Mestre no dia de São João, que pode ser tanto o Batista como o Evangelista. Nesse sentido, cabe mencionar que em alguns países, como a Escócia, por exemplo, há um incentivo para que a posse do Grão-Mestre seja no dia 27 de dezembro, dia de São João Evangelista.

Sob a óptica iniciática, a Moderna Maçonaria, tida como uma Obra de Luz, adota as datas comemorativas à Luz, ou seja, no dia daquele que veio para anunciar a Luz (João, o Batista) e daquele que veio para propagar a Luz (João, o Evangelista).

Apesar de a Maçonaria não ser uma religião, nota-se aí ainda uma patente influência religiosa haurida dos tempos primitivos da Sublime Instituição.

Ainda sob o aspecto comemorativo, vale mencionar que como tradição haurida das guildas de construtores do século XII, herdamos também a tradição das Lojas de Mesa solsticiais, vulgarmente hoje também chamadas de banquetes ritualísticos – o título correto é Loja de Mesa, a notar que na ocasião a Loja é aberta e fechada conforme nossos Landmarks.

No tocante aos calendários utilizados pela Maçonaria, sobretudo a latina, eles podem começar no dia 1º de março ou no dia 21 de março. Isso se dá por influência iniciática já que o ponto vernal, equinócio de primavera no hemisfério Norte, oferece, em linhas gerais, o início da jornada iniciática do maçom. Graças a isso é que muitos calendários adotados por ritos e obediências maçônicas ainda hoje têm o seu ano iniciado a partir do mês de março, acrescentando a conste de 4.000 ao ano da era cristã para designar o da V L. Em linhas gerais é a Natureza que renasce após o inverno, no caso da Maçonaria, tomando por base as latitudes dos rincões situados acima da linha do Equador.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

OUT/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário