terça-feira, 12 de outubro de 2021

APRENDIZ CONHECENDO OUTROS RITOS

Em 04.04.2021 o Aprendiz Maçom, Irmão José Renato Câmara de Almeida, Loja Iluminados, 32, REAA, Grande Oriente da Paraíba (COMAB), Estado da Paraíba, faz a seguinte pergunta.

 

APRENDIZ CONHECENDO OUTROS RITOS.

 

Meu irmão a minha pergunta pode parecer muito elementar, principalmente para um maçom cujo tempo de caminhada na senda maçônica já atravessou décadas, mas é algo que me


intrigou e desde já digo que a resposta é de suma importância.

É de boa geometria para um aprendiz ler diferentes rituais do seu grau, com o intuito de aumentar seus conhecimentos, bem como verificar as particularidades de cada rito?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Veja meu Irmão, a regra é simples, tudo o que for pertinente ao grau do Aprendiz Maçom, inclusive perscrutar rituais do 1º Grau de outros ritos maçônicos regulares, lhe é permitido. O que de fato é vedado ao iniciado é ter acesso a matérias pertinentes a graus superiores ao seu.

De certo modo, essa é uma regra iniciática que induz paulatinamente o maçom a seguir sua senda sem ultrapassar o limite dos estudos. Um dos preceitos da sociabilidade maçônica é o de que cada um recebe conforme a sua capacidade e o seu conhecimento (merecimento).

Desde que se siga a regra de nada investigar além daquilo que ainda não lhe é permitido, sem dúvida é louvável o ânimo e a perseverança daqueles que não estacionam em meio à jornada do aprendizado.

A intuição acompanha o Aprendiz, portanto seu interesse, no caso o de conhecer outros ritos, é no mínimo elogiável e recomendável, contudo, é preciso que ele siga orientação dos Mestres e aprenda desde cedo que as particularidades e práticas iniciáticas dos ritos maçônicos não se misturam, isto é, não se misturam práticas ritualísticas de uns em outros ritos.

É bom que se diga que para o bom proveito do aprendizado a instrução depende de didática pedagógica que possibilite a aprendizagem, portanto o acompanhamento do instrutor é primordial para o Aprendiz.

Seguindo essas regras, nada mais senão elogiar o interesse daqueles que, com método, procuram pelo conhecimento. Isso podemos chamar de boa geometria.

Concluindo, é bom lembrar que o Aprendiz tem o direito de visitar Lojas regulares, inclusive de ritos diferentes daquele que ele pratica na sua Loja.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

OUT/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário