sábado, 2 de outubro de 2021

COMO PEDIR A PALAVRA NO REAA

Um Respeitável Irmão da Loja Pioneiros do Cabo, 1.821, REAA, GOB-RJ, Oriente de Arraial do Cabo, Estado do Rio de Janeiro, através do New GOB Net, formula a seguinte questão:

COMO PEDIR A PALAVRA.

Poderia por gentileza me orientar de como é feito o pedido de uso da palavra na Ordem do Dia? Peço as Luzes, assim como é feita na Bem da Ordem ou a fala é livre sem a formalidade da bem da ordem? Agradeço se o retorno nos for dado.

CONSIDERAÇÕES.

Caro Irmão, no Ocidente, nas ocasiões próprias para tal, o Obreiro pede a palavra solicitando ao Vigilante da sua Coluna. Estando ainda sentado, bate com a palma da sua mão direita no dorso da esquerda que está fechada. Ato seguido, estende o braço direito horizontalmente


para frente como numa atitude de chamar a atenção e se identificar. Autorizado, o protagonista fica em pé posicionado à Ordem e, na forma de costume, faz o uso palavra. Concluída a sua fala, desfaz o Sinal e retoma o seu assento.

No Oriente o procedimento consagrado e costumeiro é o mesmo, contudo a palavra ali é pedida ao Venerável Mestre.

Destaque-se que no Oriente, salvo quando o ritual determinar o contrário, os obreiros podem falar sentados, contudo, se preferirem falar em pé (costume consagrado), então falam à Ordem. O Venerável, o Orador e o Secretário, costumeiramente falam sentados. No Ocidente, os únicos que falam sentados são os Vigilantes, ninguém mais.

As Luzes da Loja (Venerável e Vigilantes), falando em pé, ficam à Ordem, isto é, deixam os seus respectivos malhetes e compõem o sinal de Ordem.

Não é permitido a ninguém mudar de coluna ou se dirigir ao Oriente seguindo o giro da palavra para usá-la novamente. Qualquer Obreiro em Loja fala do seu lugar.

Concluindo, tanto na Ordem do Dia como na Palavra a Bem da Ordem, pede-se a palavra na forma acima especificada.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

OUT/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário