quarta-feira, 27 de outubro de 2021

REUNIÕES VIRTUAIS DE LOJAS E SESSÃO RITUALÍSTICA PRESENCIAL

 

Em 21.05.2021 o Respeitável Irmão Ordalio Frizzo Júnior, Loja Saldanha Marinho, 1601, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, apresenta o que segue:

 

REUNIÕES VIRTUAIS x RITUALÍSTICA

 

Nessa fase tão complicada para mantermos nossos laços com os Irmão das nossas lojas, partimos então para as reuniões virtuais que estão sendo mantidas com a mesma frequência que as sessões presenciais e nessa semana realizamos na ARLS Saldanha Marinho nº 1601 a 54º reunião virtual. Obviamente não realizamos nenhuma atividade ritualística nessas reuniões, e procuramos manter a atividade o mais próximo possível das atividades realizadas


em loja como leitura de ata, ordem do dia etc., e, principalmente o tempo de estudos no qual nos dedicamos aos mais variados assuntos maçônicos (não ritualísticos) e ainda sobre história, filosofia entre outros.

Porém, o distanciamento do templo e da ritualística vem mostrando que os Irmãos sentem muita falta dos hábitos de loja e nessa semana surgiu a seguinte situação; Um irmão sugeriu que para aproximarmos mais a nossa reunião virtual de uma sessão deveríamos no início pedir ao Irmão Orador que fizesse a leitura do salmo lido em sessão no grau 1, porém, na visão do Orador a leitura já faz parte da ritualística e não seria apropriado fazê-la em reunião virtual.

Poderia nos dar seu parecer como segundo as Orientações Ritualísticas para o REAA.

 

COMENTÁRIOS.

 

É louvável a preocupação da Loja com as respectivas sessões que se encontram prejudicadas pela propalada pandemia.

De tudo, graças à evolução tecnológica, a maioria das Lojas têm se mantido em atividade, mesmo que de forma precária (sem reuniões presenciais).

Por óbvio, sabemos que sessões ritualísticas, por questões iniciáticas, não são possíveis virtualmente, contudo as reuniões virtuais têm se apresentado como uma solução para manutenção das atividades da Loja.

Nas atividades on-line resolvem-se questões de cunho administrativo e econômico, assim como é possível manter a prática instrucional que é um elemento chave para o aperfeiçoamento dos Irmãos.

No tocante a leitura simples do Salmo numa reunião virtual maçônica, eu não vejo problema algum, pois o conteúdo bíblico não é propriedade exclusiva da Maçonaria e nem revela, digamos, “um segredo”.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

OUT/2021

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário