domingo, 24 de outubro de 2021

USO DO AVENTAL DO OUTRO RITO

Em 16.05.2021 o Respeitável Irmão Luis Felipe Bezerra Pinto, Loja Forte Castelo do Mar, sem mencionar o nome do Rito, GOB-PE, Oriente de Cabo de Santo Agostinho, Estado de Pernambuco, apresenta a seguinte questão.

 

AVENTAL DE OUTRO RITO

 

Um irmão pertencente ao quadro de Obreiros de uma Loja praticante do Rito Brasileiro é exaltado Mestre, desta forma seu avental vai possuir a identidade do Rito Praticado, mas o mesmo visita lojas do R.E.A.A, no entanto após ser exaltado no Rito Brasileiro, o mesmo


utilizou o Avental do R.E.A.A em vez do seu Rito Praticado. Sabemos que podemos nos filiar em diversas lojas e em Ritos diferentes, mas no caso específico, em que apenas o Irmão é praticante do Rito Brasileiro é correto a utilização de outros aventais sem que o mesmo seja praticante do Rito? Há alguma legislação no GOB que trate sobre o assunto?

 

COMENTÁRIOS

 

É bom que se diga, que avental do grau de Mestre é avental de grau de Mestre independente do rito maçônico. Não importa o rito praticado, e o avental utilizado, o grau é igual para todos os Mestres. Assim, um Irmão que alcançou o 3º Grau, é Mestre Maçom, seja ele de qualquer rito regular. O avental, nesse caso, somente se diferencia para identificar o rito. Independente do avental, a plenitude alcançada é igual para todos.

No tocante ao avental, a praxe é a de que o Mestre visitante de um determinado rito se apresente com os seus paramentos.

No caso exposto na sua questão, o mais comum é que o visitante, no caso sendo do Rito Brasileiro e em visita a uma Loja do REAA, se apresente com os seus paramentos, ou seja com os paramentos do rito da Loja a que ele pertence.

Contudo, salvo melhor juízo, ele pode ser um visitante de passagem pelo Oriente e não esteja de posse dos seus paramentos. Nesse caso, desde que ele esteja trajado nos conformes de costume, nada impede que ele visite uma Loja e dela receba cortesmente um avental para participar dos trabalhos, mesmo que este não seja do mesmo rito que ele pratique. Como dito, é uma questão de se adequar a uma determinada situação sem ferir princípios, isto é, usar de bom-senso antes de tudo.

Vale mencionar que nessa questão estamos tratando do simbolismo,
portanto, em qualquer situação os paramentos utilizados devem ser do simbolismo.

Sobre legislação no GOB, a sua Constituição atende em seu Artigo 2º, Postulados Universais da Instituição Maçônica, IX, o uso de avental em todas as sessões. Consta ainda no Art. 217 do RGF, Parágrafo Único, que o visitante está sujeito à disciplina da Loja que o admite nos seus trabalhos.

Analisando superficialmente esses Artigos dos Diplomas Legais do simbolismo, a Constituição prevê a obrigatoriedade do uso do avental, sem mencionar nenhum aspecto sobre a qualidade de que seja obrigatório o uso do avental desse ou daquele rito. Aqui o que se acentua é o uso do avental, por certo, avental de ritos do simbolismo adotado pelo GOB.

Ainda, no que concerte ao RGF este menciona a adaptação à disciplina da Loja. Certamente essa disciplina é a que se relaciona àquela inerente à liturgia e a ritualística dos trabalhos, o que não se trata, por certo, de se obrigar o visitante a usar o avental do rito da Loja anfitriã.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

OUT/2021

4 comentários:

  1. Olá Valoroso Ir!Exemplo: Ir do REAA, se muda para outra cidade e se regulariza na única loja de potência regular que trabalhe no rito Adonhiramita. Mesmo assim ele deverá manter suas insígnias ou deverá absorver as insígnias e vestimentas da atual loja? TFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir do momento que ele deixou sua Loja, cuja qual pratica o REAA, por exemplo, e ele se regulariza em outra Loja que pratica outro rito, doravante ele passa usar o avental do rito da Loja em que ele se regularizou. No caso da sua pergunta, ele passa a usar o avental do Rito Adonhiramita. T.F.A.

      Excluir
    2. Eminente Ir. Agradeço por esclarecer a dúvida desse AM. Parabenizo pela perfeição na condução do blog e carinho com que conduz as respostas. Estou estudando o ritual, apoiado no SOR, desse jeito conseguirei contribuir de forma ativa na ritualisca da minha loja. TFA

      Excluir
    3. Grato pela visita meu Irmão. T.F.A.

      Excluir