sexta-feira, 22 de outubro de 2021

A DIVISA LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE NA MAÇONARIA

Em 13.05.2021 o Respeitável Irmão Adroaldo Araújo, Loja 14 de julho, GOB-PR, REAA, Oriente de Maringá, Estado do Paraná, solicita informações para o que segue:

 

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE

 

Gostaria que comentasse as origens da trilogia, francesa, Liberdade, Igualdade e Fraternidade e a sua incorporação na maçonaria francesa e brasileira. Também sobre a
trilogia usada nos países de língua inglesa.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Não é como muitos pensam que esse foi um lema criado pela Maçonaria na época da Revolução Francesa. Vale mencionar que na Revolução Francesa estiveram envolvidos maçons em ambas as partes da contenda. É equivocado, portanto, o pensamento de que a Revolução Francesa foi obra da Maçonaria e que o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade foi por ela criado.

A divisa Liberdade, Igualdade e Fraternidade é conhecida como uma divisa da Revolução Francesa porque essas três palavras eram frequentemente utilizadas na época.

Muitos historiadores citam que essa tríade foi utilizada pela primeira vez por Robespierre em dezembro de 1790 no seu discurso sobre a organização da Guarda Nacional. No artigo XVI do mencionado discurso ia assim descrito: “Eles levarão no peito estas palavras gravadas: O POVO FRANCÊS, e abaixo, LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE. As mesmas palavras serão inscritas em suas bandeiras, que suportarão as três cores da nação”.

Destaque-se, contudo, que essa tríade já havia aparecido no jornal “A Revolução da França e de Brabant[1]” sobre o Dia da Federação. Nele constava: "(...) foi uma visão comovente ver os soldados cidadãos correndo nos braços uns dos outros

prometendo um ao outro, liberdade, igualdade, fraternidade."

Em 1793, na fachada da Prefeitura de Paris e demais edifícios públicos, assim como nos monumentos aos mortos, apareceria escrito o lema: “República Una e Indivisível. Liberdade, Igualdade, Fraternidade ou a Morte (o grifo é meu)”.

É fato, entretanto, que essa legenda iria praticamente desaparecer, só vindo novamente surgir com as Revoluções de 1848[2], quando esse lema é finalmente adotado oficialmente pela França.

A partir da constituição francesa de 1848 a tríade Liberdade Igualdade e Fraternidade é adotada como lema e princípio da República.

Graças a isso, a Maçonaria francesa por ser regionalmente ligada a esses fatos fez com que Grande Oriente da Franças adotasse o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade como uma tríade de normas definidas para a sociedade maçônica organizada naquele país, assim como em outros, a exemplo do Brasil, onde a Maçonaria é sua filha espiritual.

No que concerne à vertente anglo-saxônica (Maçonaria inglesa), talvez com raras exceções, originalmente não é do seu costume a adoção divisas como comumente ocorre na vertente latina.

 

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

OUT/2021



[1] Revolução de Brabant ou Brabantina - (1789-90), uma revolta de curta duração das províncias belgas da Holanda austríaca contra o domínio dos Habsburgo.

[2] Revoluções de 1848 ou Primavera dos povos foi a série de revoluções na Europa Central e Oriental que eclodiram em função de regimes governamentais autocráticos, de crises econômicas, do aumento da condição financeira e da falta de representação política das classes médias e do nacionalismo despertado nas minorias da Europa central e oriental, que abalaram as monarquias da Europa, onde tinham fracassado as tentativas de reformas políticas e econômicas (fonte – Wikipédia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário