domingo, 17 de outubro de 2021

UTILIZAÇÃO DA EXPRESSÃO LATINA "AD HOC" NA MAÇONARIA

Em 22/04/2021 o Respeitável Irmão Genivaldo Antonio Gasparini, Loja União e Trabalho VI, REAA, GOB-SP, Oriente de Paulínia, Estado de São Paulo, faz a seguinte pergunta

 

UTILIZAÇÃO DO TERMO AD HOC

 

Estou com uma dúvida a respeito da utilização do termo AD HOC para designar as Dignidades que ocupam os cargos em Loja, quando das ausências dos titulares.

Na minha interpretação, devemos a utilização do termo Ad Hoc como forma de registro,
tratando-se a Ata de um documento de registro legal de todos os fatos e decisões deliberados em uma Sessão.

Como o substituto não foi eleito, legalmente não preenche o qualificativo do cargo (Orador, Secretário, Tesoureiro etc.), havendo a necessidade da distinção "Ad Hoc". Mormente o cargo de Orador que tem ainda as peculiaridades da função. O Orador AD HOC substitui no cargo, mas não está investido das prerrogativas de representante do Ministério Público, portanto tem que haver a distinção pelo AD HOC.

Contudo em uma nossa Sessão foi dito que não se utiliza mais essa designação que teria caído em desuso.

Qual a forma correta de registro em Ata? Houve alguma normatização a esse respeito.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

A expressão latina Ad hoc menciona “para esta finalidade”, “para isso” ou “para este efeito”. De modo geral é utilizada para informar que determinado acontecimento tem caráter temporário e que se destina para uma finalidade específica.

Um cargo ad hoc se define com algo provisório para atender apenas um determinado propósito.

Consagrada na Maçonaria essa expressão tem sido utilizada constantemente quando um Irmão é designado para executar ou suprir uma tarefa específica de ofício pela falta do titular do cargo. Em síntese, sob esse aspecto, ad hoc significa a nomeação temporária de um Irmão para ocupar um cargo cujo titular não se encontre presente.

No que concerne à sua questão propriamente dita, o substituto é registrado na ata como ad hoc. Ao que me consta, nada nesse sentido caiu em desuso.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

OUT/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário