terça-feira, 19 de outubro de 2021

O LUGAR DA ESPADA FLAMEJANTE

 Em 19/10/2021 um  Respeitável Irmão de uma  Loja  do GOB-MG, Estado de Minas Gerais, apresenta a questão seguinte.

 

ESPADA FLAMEJANTE.

 

Quando estive Venerável Mestre a Espada Flamejante ficava no altar, na minha frente. Como
ela simboliza superioridade e autoridade da ciência e das virtudes; e contém em si o fogo e a luz, sugere mais brilhantismo e vigor aos trabalhos maçônicos.

Hoje vejo, em minha Loja, a Espada Flamejante numa bancada me causando um sentimento de falta de importância.

Gostaria de saber onde deve ser colocada a Espada Flamejante dentro da Loja apenas nas sessões ritualísticas.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Ao que me parece a Loja está descumprindo o ritual em vigência do Rito no GOB e é preciso que o Orador, guardião das leis, interceda nesse sentido.

Ora, no mobiliário da Loja não consta nenhuma “bancada” conforme relatado na sua questão. Conforme o previsto, a Espada Flamejante fica sobre o Altar principal que é ocupado pelo Venerável Mestre.

Seque abaixo, em relação à Espada, parte do que consta no ritual em vigência, edição 2009, REAA, Aprendiz Maçom, GOB, página 15, segundo parágrafo, 1.3 Disposição e Decoração do Templo:

“Sob o dossel, num estrado de três degraus estão o Trono e o Altar ocupado pelo Venerável, de forma retangular; na face frontal, deverá estar gravado, aplicado ou pintado um esquadro (Joia exclusiva de Venerável Mestre de Loja). Sobre o Altar, um candelabro de três braços, com três luzes (devendo ficar acesa somente a luz do centro), um malhete, um exemplar da Constituição, do Regulamento Geral da Federação, o Regimento Interno da Loja, a Espada Flamejante (o grifo é meu) e o Ritual para (...)”.

Como se pode notar, está límpido e cristalino que a Espada Flamejante fica sobre o Altar ocupado pelo Venerável, não havendo nenhuma bancada separada para essa finalidade.

Ainda em relação à Espada, orienta-se que ela descanse sobre o Altar em cima de uma almofada ou dentro de um escrínio. Isso porque na regra ritualística do REAA a Espada Flamejante só pode ser empunhada por um Mestre Instalado. Visando seguir essa regra, se o Porta-Espada não for um Mestre Instalado, ele, por dever de ofício, ao conduzir a espada para os afins litúrgicos pela almofada ou o escrínio, não toca na Espada.

Dando por concluído, essas são as orientações que devem ser seguidas.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

Secretário Geral de Orientação Ritualística – GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário