segunda-feira, 14 de março de 2022

OCUPAÇÃO DO TRONO PELO SUBSTITUTO DO VENERÁVEL MESTRE

Em 08/09/2021 o Respeitável Irmão Iuri Pedrozo de Moraes, Loja União e Perseverança, 947, REAA, GOB, Oriente de Porto Velho, Estado de Rondônia, faz a seguinte pergunta:

OCUPAÇÃO DO TRONO

Ao tempo que apresento meus comprimentos, preciso esclarecer uma dúvida. Na substituição em uma única Sessão do 1º Vigilante ao Venerável Mestre o 1º Vigilante sentaria no Trono de Salomão (centro) ou na cadeira lateral, uma vez não ser Instalado no Trono de Salomão?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Entre tantas invencionices que assolam a nossa Ordem, essa é uma das que tem se apresentado ultimamente – é como procurar pelo em ovo.

Ora, essa de dirigir os trabalhos da cadeira lateral (de honra) não existe, pois não há essa condição para um substituto precário. No caso, o 1º Vigilante, ao preencher o cargo de Venerável Mestre na hipótese da sua ausência temporária, não está condicionado a ser um ex-Venerável (aqui conhecido como Mestre Instalado), portando na falta do titular o substituto assume o cargo de Venerável Mestre, por conseguinte, ocupa a cadeira central que é o lugar do titular
e nunca uma das cadeiras laterais.

É preciso compreender que no REAA instalação é uma inserção indevida que acabou se consagrando no GOB desde 1968 e virou uma prática consuetudinária. Não é tradicional no REAA.

Assim, a tradição de o 1º Vigilante ser o substituto eventual do Venerável Mestre é muito mais antiga do que o título distintivo de Mestre Instalado. Reitera-se que Mestre Instalado não é grau.

Obviamente que se o afastamento do Venerável Mestre for definitivo, aí sim é preciso seguir o regulamento empossando um novo Venerável que, no caso de não ser ainda um Mestre Instalado, então carecerá, conforme a legislação, ser empossado (instalado) no cargo.

No mais, substituição por eventual ausência, o substituto, mesmo não sendo Mestre Instalado, dirige a sessão ocupando o trono, ou a cadeira principal no Altar. Nessa oportunidade o que o substituto não deve usar são os paramentos do Venerável de Ofício, excetuando-se a joia distintiva do cargo que o substituto perfeitamente usará na ocasião. Sem invencionices - além das que já existem - esses são os usos e costumes utilizados no REAA.

Concluindo, vale mencionar que no GOB, havendo ausência do Venerável titular em uma sessão magna de Iniciação, Elevação ou de Exaltação, aí sim será obrigatória a presença de um Mestre Instalado da Loja (de preferência o mais recente) para conduzir os trabalhos. Isso ocorre devido a liturgia da constituição e sagração do Candidato. Nessa oportunidade também o substituto eventual dirigirá os trabalhos do Trono (cadeira central).

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

MAR/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário