segunda-feira, 7 de março de 2022

COBRIDOR INTERNO. A QUEM ELE SE DIRIGE?

Em 02/09/2021 o Respeitável Irmão Fernando Luiz Koehler, Loja Plácido de Castro, GORGS, REAA, Oriente de Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, formula a seguinte questão:

 

A QUEM SE DIRIGE O COBRIDOR INTERNO

 

Ao pesquisar o assunto supracitado fiquei com algumas dúvidas.

A posição na nossa ritualística consta como lugar de trabalho do Cobridor Interno na linha do equador, ou seja, diante da porta de entrada e bem no meio do templo.

O Primeiro Vigilante pede ao Cobridor se podemos dar início aos trabalhos e verificar a situação. Até aí OK.

Na hora da palavra o Cobridor Interno deve se reportar ao Primeiro ou ao Segundo Vigilante? Como ele não está sentado na Coluna do Sul nem na coluna do norte, ao meu ver ele deve
se reportar ao Primeiro Vigilante e não ao Segundo Vigilante. Até porque quem solicita ao Cobridor Interno se está tudo ok para dar início aos trabalhos é o Primeiro Vigilante.

Por que nas pesquisas que fiz e também através da leitura dos posts em teu blog, o Cobridor Interno deve se reportar ao Segundo Vigilante?

É uma posição minha após os estudos e pesquisas que realizei de que o Cobridor Interno deve se reportar ao Primeiro Vigilante.

Gostaria muito de ouvir a tua opinião pelo exposto neste e-mail.

Agradeço a sua atenção e fico no aguardo de suas preciosas observações.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Sem discutir o ritual da sua Obediência, em se tratando do REAA, o lugar originalmente consagrado do Cobridor Interno é na Coluna do Sul, isto é, pelo lado de dentro do espaço da sala da Loja encostado na parede ocidental ao lado meridional da porta.

Assim, não é apropriado o lugar do Cobridor Interno sobre a linha do equador próximo à porta no Ocidente como mencionado na sua questão.

No tocante a quem o Cobridor Interno se dirige durante os procedimentos para a abertura dos trabalhos, ele se comunica diretamente com o 1º Vigilante porque a Loja ainda não está aberta. Note que a ordem de verificação dada ao Cobridor Interno veio do 1º Vigilante - ambos se colocam em Loja no extremo do Ocidente.

Não obstante às considerações até aqui dadas, vale mencionar que nas cerimônias de Iniciação, Elevação e Exaltação, muitos rituais, quando o Candidato e seu guia pedem ingresso no Templo, o Cobridor Interno, nessa ocasião, se dirige ao 2º Vigilante e não ao 1º como ocorrera na abertura dos trabalhos.

Explica-se essa diferença porque na primeira situação (verificação de cobertura) a Loja ainda não está aberta, enquanto que na segunda situação (o candidato pedindo ingresso) a Loja já se encontra aberta.

No que diz respeito a com quem fala o Cobridor se ocupando lugar sobre o eixo eu nada poderia responder, pois esse não é o seu lugar de ofício quando se trata do simbolismo do REAA. Qualquer resposta dada de minha parte a respeito me tornaria cúmplice de uma situação contraditória, assim é melhor desconhecê-la.

Salvo melhor juízo, nas minhas colocações publicadas no meu Blog, o Cobridor Interno pede a palavra ao 2º Vigilante porque ele ocupa a Coluna do Sul e a Loja já está aberta. Isso nada tem a ver com o diálogo ritualístico entre o 1º Vigilante e o Cobridor Interno quando da verificação de cobertura. Atente para esse detalhe.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

MAR/2022

3 comentários:

  1. Meu irm.'., no caso de um atrasado bater maçonicamente à porta, o cobridor responde as batidas e anuncia a quem? 1º ou 2º Vigilante? (atrasado chegando após a Loja estar aberta). TFA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu tenho dito, não respondo questões por aqui. Envie a pergunta ao meu e-mail jukirm@hotmail.com
      A pergunta deve vir acompanhada do nome do Irmão, Loja, Rito, Obediência, Oriente (cidade) e Estado da Federação.

      Excluir